Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas

Autores

  • Francisco Peregrino Rodrigues Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Matemática (primeiro grau), Ensino. História da Matemática, Ensino. Álgebra (equações quadráticas). Geometria(retângulo), Ensino.

Resumo

O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio.

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Publicado

15-06-2001

Como Citar

Neto, F. P. R. (2001). Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas. Revista Educação Em Questão, 13(3), 100–126. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945