Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas

Autores/as

  • Francisco Peregrino Rodrigues Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Matemática (primeiro grau), Ensino. História da Matemática, Ensino. Álgebra (equações quadráticas). Geometria(retângulo), Ensino.

Resumen

O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-06-2001

Cómo citar

Neto, F. P. R. (2001). Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas. Educación En Cuestión, 13(3), 100–126. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8945