Resgatando Processos geométricos da história da matemática para uma discussão sobre resolução de equações quadráticas
Palavras-chave:
Matemática (primeiro grau), Ensino. História da Matemática, Ensino. Álgebra (equações quadráticas). Geometria(retângulo), Ensino.Resumo
O presente trabalho discute sobre álgebra, particularmente sobre equações quadráticas, fazendo uso da História da Matemática como recurso didático para ensinar os próprios conceitos de matemática. Objetivamente o trabalho resgata da História da Matemática alguns processos algébrico-geométricos, como auxílio didático para promover o ensino-aprendizagem dessa matéria através de atividades estruturadas com essa finalidade. O desenvolvimento da parte matemática se inicia com a resolução de casos particulares de equações do 2o grau e se completa com a dedução algébrica da conhecida fórmula de Bhãskara, usando-se recursos geométricos. O trabalho é dirigido para professores de matemática que atuam na 8o série do 1o grau e/ou no ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.