Cosmopolitismo como fundamento e utopia nos movimentos pela internacionalização do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID13779

Palavras-chave:

Currículo, Cosmopolitismo, Internacionalização

Resumo

No artigo, explora-se a problemática da internacionalização do currículo com atenção especial à ideia de cosmopolitismo, um conceito que vem, com frequência, compondo o conjunto de argumentos de pesquisadores na explicitação das dinâmicas que constituem esse movimento global que envolve a educação. Analisa-se, particularmente, como os autores que discutem a referida problemática, situam e compreendem o cosmopolitismo nesse projeto educativo-político em termos de enfoque teórico e, nesse âmbito, destaca-se como essas distintas abordagens epistêmicas e políticas se movem nos contextos do pensamento pedagógico e curricular contemporâneos. Finalmente, evidencia-se os principais enfoques ou abordagens atribuídos ao conceito de cosmopolitismo no âmbito da problemática da internacionalização do currículo - expressão de um tema pouco consensual. Trata-se, portanto, de um estudo de natureza teórica que se utiliza de outras categorias conceituais para explorar um objeto específico de conhecimento - neste caso, o de cosmopolitismo.

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Biografia do Autor

Juares Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Educação. Professor Associado I no Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFSC 

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Thiesen, J. S. (2018). Cosmopolitismo como fundamento e utopia nos movimentos pela internacionalização do currículo. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID13779

Edição

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Artigos