Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci:

em debate a teoria da educação transformadora

Autores

  • Lorivaldo do Nascimento Universidade Estadual do Oeste Paranaense
  • Aparecida Favoreto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14010

Palavras-chave:

: Teoria da transformação social, Educação, Escola

Resumo

O artigo analisa as concepções socioeducativas de três teóricos clássicos da educação: Durkheim, Dewey e Gramsci. Neste sentido, situando cada teórico em seu contexto histórico, busca-se compreender suas perspectivas educacionais em relação às suas concepções de transformações na e/ou da sociedade. Em comum, os autores elencados apresentam a escola como atuante socialmente, mas se distinguem na compreensão do processo histórico. Para Durkheim, a escola deve proporcionar a necessária harmonia moral para solucionar a grave crise da sociedade capitalista no final do século XIX. Dewey defende uma ampla reforma pedagógica, de modo a entrelaçar o conhecimento com as experiências individuais, permitindo a maior participação de todos na sociedade, renovando e ampliando a indústria, a ciência e a democracia capitalista. Gramsci, pressupondo que a estrutura capitalista é excludente, destaca que a escola, pelo princípio educativo do trabalho, pode formar indivíduos reflexivos, críticos e capazes de atuar socialmente para romper com o sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Lorivaldo do Nascimento, Universidade Estadual do Oeste Paranaense

Lorivaldo do Nascimento licenciado em Filosofia e Pedagogia, bacharel em Teologia, mestre em Teologia sistemático-pastoral, doutor em Teologia dogmática, mestrando em educação. Professor do curso de Filosfia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aparecida Favoreto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Prof. Dra. Aparecida Favoreto

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – cascavel - PR

Centro de Educação Comunicação e Artes

Coordenadora do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação

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Publicado

17-10-2018

Como Citar

Nascimento, L. do, & Favoreto, A. (2018). Émile Durkheim, John Dewey e Antônio Gramsci:: em debate a teoria da educação transformadora. Revista Educação Em Questão, 56(49). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n49ID14010

Edição

Seção

Artigos