Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17109

Palavras-chave:

Educação multicultural. Diversidade étnico-racial. Formação docente. Práticas pedagógicas multiculturais.

Resumo

O trabalho objetiva compreender como se constituiu a formação docente de professoras da educação básica estadunidense para o desenvolvimento de posturas e práticas multiculturais no ambiente escolar. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, mediante entrevista individual semiestruturada, a investigação foi realizada com três professoras da educação básica e uma docente universitária que atuam na perspectiva de educação multicultural crítica na cidade de Nova Iorque. A análise das narrativas demonstra que as histórias de vida das professoras foram marcadas por vivências em situações de conflito social e experiências de exclusão cultural e educacional, especialmente, em relação à diversidade étnico-racial. Essasvivências foram determinantespara abusca da formação e atuação profissional docente dentro de uma concepção de educação multicultural. A formação nessa perspectiva se mostrou relevante para a adoção de práticas educativas inclusivas, no entanto foram as experiências de exclusão que motivaram o compromisso das professoras com a educação multicultural crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Farias Abu-El-Haj, Universidade Estadual do Ceará

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutora pelo Teachers College/Universidade de Columbia. Pesquisadora do grupo Educação, Diversidade e Memória (EDIME).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas. Editora chefa da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia/UECE).

Referências

BANKS, James Albert. Multicultural education: historical development, dimensions and practice. American Educational Research Association, Washington, DC, v. 19, p. 3-49, 1993.

BANKS, James Albert. An introduction to multicultural education. 2. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.

BARBOSA, Anna Carolina. Educação bilíngue nos Estados Unidos: uma possível transição moral para a cidadania global. Educação e Pesquisa, São Paulo,v. 39, n. 3, p. 673-688, jul./set. 2013.

CLARA. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 9 dez. 2014.

EVELYN. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 14 jan. 2015.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; SALES, José Albio Moreira. As correntes do pensamento geográfico e a geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, n. 23, p. 203-224, jul. 2014.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Política pública de juventudes: percepções dos bolsistas do Prouni. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 11, n. 17, p. 1-20, nov. 2017.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.

GANDIN, Luís Armando; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a professora Gloria Ladson-Billings). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 275-293, ago. 2002.

GRANT, Carl. An essay on searching for curriculum and pedagogy for African American students. American Behavioral Scientist, Arizona, v. 51, n. 17, p. 885-906, 2008.

GRANT, Carl. Systems of oppression, the globalization of neoliberalism and NAME's Calls to action. Multicultural Perspectives, Washington, DC, v. 16, n. 2, p. 99-109, 2014.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, Washington, DC, v. 32, n. 3, p. 465-491, 1995.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Education for everyday people: obstacles and opportunities facing the Obama administration. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 79, n. 2, p. 354-400, 2009.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Culturally relevant pedagogy 2.0: a.k.a. the Remix. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 84, n. 1, p. 74-84, 2014.

MENDES, George Alves. Migração internacional: uma relação histórica com implicações sociais e econômicas entre México e Estados Unidos. Revista Cadernos de Aulas do LEA, Ilhéus, n. 2, p. 46-54, nov. 2013.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PORTES, Alejandro; HALLER, William; FERNÁNDEZ-KELLY, Patricia. Filhos de imigrantes nos Estados Unidos. Tempo Social, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 13-50, jan./abr. 2008.

ROSIE. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 16 jan. 2015.

SARAH. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos, 17 dez. 2014.

SOUTO-MANNING, Mariana. Freire, teaching, and learning: culture circles across contexts. New York: Peter Lang, 2010.

SOUTO-MANNING, Mariana. Multicultural teaching in the early childhood classroom: approaches, strategies, and tools preschool-2nd grade. New York: Teachers College, 2013.

WIEDERKEHR, Virginie; BONNOT, Virginie; KRAUTH-GRUBER, Silvia; DARNON, Céline. Belief in school meritocracy as a system-justifying tool for low status students. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 6, n. 1053, p. 1-10, 2015.

WILLIS, Arlette Ingram; LEWIS, Karla. Focus on research: a conversation with Gloria Ladson-Billings. Language Arts,Columbia, v.75, n.1, p. 61-70, 1998.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

24-05-2019

Como Citar

Abu-El-Haj, M. F., & Fialho, L. M. F. (2019). Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Revista Educação Em Questão, 57(53). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17109

Edição

Seção

Artigos