Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n53ID17109Palavras-chave:
Educação multicultural. Diversidade étnico-racial. Formação docente. Práticas pedagógicas multiculturais.Resumo
O trabalho objetiva compreender como se constituiu a formação docente de professoras da educação básica estadunidense para o desenvolvimento de posturas e práticas multiculturais no ambiente escolar. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, mediante entrevista individual semiestruturada, a investigação foi realizada com três professoras da educação básica e uma docente universitária que atuam na perspectiva de educação multicultural crítica na cidade de Nova Iorque. A análise das narrativas demonstra que as histórias de vida das professoras foram marcadas por vivências em situações de conflito social e experiências de exclusão cultural e educacional, especialmente, em relação à diversidade étnico-racial. Essasvivências foram determinantespara abusca da formação e atuação profissional docente dentro de uma concepção de educação multicultural. A formação nessa perspectiva se mostrou relevante para a adoção de práticas educativas inclusivas, no entanto foram as experiências de exclusão que motivaram o compromisso das professoras com a educação multicultural crítica.
Downloads
Referências
BANKS, James Albert. Multicultural education: historical development, dimensions and practice. American Educational Research Association, Washington, DC, v. 19, p. 3-49, 1993.
BANKS, James Albert. An introduction to multicultural education. 2. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.
BARBOSA, Anna Carolina. Educação bilíngue nos Estados Unidos: uma possível transição moral para a cidadania global. Educação e Pesquisa, São Paulo,v. 39, n. 3, p. 673-688, jul./set. 2013.
CLARA. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 9 dez. 2014.
EVELYN. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 14 jan. 2015.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; MACHADO, Charliton José dos Santos; SALES, José Albio Moreira. As correntes do pensamento geográfico e a geografia ensinada no ensino fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, n. 23, p. 203-224, jul. 2014.
FIALHO, Lia Machado Fiuza; SOUSA, Francisca Genifer Andrade de. Política pública de juventudes: percepções dos bolsistas do Prouni. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 11, n. 17, p. 1-20, nov. 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr./jun. 2012.
GANDIN, Luís Armando; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; HYPOLITO, Álvaro Luiz Moreira. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente (entrevista com a professora Gloria Ladson-Billings). Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 275-293, ago. 2002.
GRANT, Carl. An essay on searching for curriculum and pedagogy for African American students. American Behavioral Scientist, Arizona, v. 51, n. 17, p. 885-906, 2008.
GRANT, Carl. Systems of oppression, the globalization of neoliberalism and NAME's Calls to action. Multicultural Perspectives, Washington, DC, v. 16, n. 2, p. 99-109, 2014.
LADSON-BILLINGS, Gloria. Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, Washington, DC, v. 32, n. 3, p. 465-491, 1995.
LADSON-BILLINGS, Gloria. Education for everyday people: obstacles and opportunities facing the Obama administration. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 79, n. 2, p. 354-400, 2009.
LADSON-BILLINGS, Gloria. Culturally relevant pedagogy 2.0: a.k.a. the Remix. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 84, n. 1, p. 74-84, 2014.
MENDES, George Alves. Migração internacional: uma relação histórica com implicações sociais e econômicas entre México e Estados Unidos. Revista Cadernos de Aulas do LEA, Ilhéus, n. 2, p. 46-54, nov. 2013.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PORTES, Alejandro; HALLER, William; FERNÁNDEZ-KELLY, Patricia. Filhos de imigrantes nos Estados Unidos. Tempo Social, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 13-50, jan./abr. 2008.
ROSIE. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos), 16 jan. 2015.
SARAH. Entrevista concedida a Mônica Farias Abu-El-Haj. Nova Iorque (Estados Unidos, 17 dez. 2014.
SOUTO-MANNING, Mariana. Freire, teaching, and learning: culture circles across contexts. New York: Peter Lang, 2010.
SOUTO-MANNING, Mariana. Multicultural teaching in the early childhood classroom: approaches, strategies, and tools preschool-2nd grade. New York: Teachers College, 2013.
WIEDERKEHR, Virginie; BONNOT, Virginie; KRAUTH-GRUBER, Silvia; DARNON, Céline. Belief in school meritocracy as a system-justifying tool for low status students. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 6, n. 1053, p. 1-10, 2015.
WILLIS, Arlette Ingram; LEWIS, Karla. Focus on research: a conversation with Gloria Ladson-Billings. Language Arts,Columbia, v.75, n.1, p. 61-70, 1998.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.