Por uma atenção do cuidado de si na escola em tempos de dispersão hiperconectada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18942

Palavras-chave:

Atenção. Educação. Inovação. Cuidado.

Resumo

No deslocamento de uma sociedade disciplinar para uma de controle com características de superdesempenho, aceleração e concorrência, este artigo problematiza o conceito da atenção em suas implicações com a educação. Este conceito vem ganhando força desde a modernidade e, mais contemporaneamente, é operado como déficit e como um importante valor de mercado. Este ensaio teórico, com inspiração arquegenealógica em Foucault, busca diagnosticar o que estamos nos tornando no presente, quando as escolas são acusadas de não mais conseguirem manter a atenção dos alunos. Avolumam-se as práticas pedagógicas inovadoras, sugerindo estratégias de marketing e de entretenimento como forma de agradar, agora, os alunos-clientes. Todavia, podemos ressaltar o quanto essas mesmas práticas também produzem uma dispersão hiperconectada. Como modo de combate ético e político, optamos por perguntar pela atenção implicada nas práticas educativas a partir do conceito de cuidado de si em Foucault, atravessado por certa conversão do olhar.

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Biografia do Autor

Maria Campesato, Unisinos

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, RS. Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Rede Pública, integrante da Equipe Técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Campesato, M., & Schuler, B. (2019). Por uma atenção do cuidado de si na escola em tempos de dispersão hiperconectada. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18942

Edição

Seção

Artigos