Raciocínio proporcional na matemática escolar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID20024Palavras-chave:
Memorização na matemática. Anos finais do ensino fundamental. Ensino de matemática. Educação matemática.Resumo
Este artigo objetiva discutir a relevância do raciocínio na matemática escolar e os elementos necessários a uma atividade que privilegie o raciocínio proporcional. Para tanto, discutimos o lugar de destaque da sequência “definição ? exemplos ? exercícios” na matemática escolar. Historicamente, a memorização tem sido valorizada no cenário educacional brasileiro e tem roubado do raciocínio o papel de protagonista. Abordamos a relevância do raciocínio proporcional na matemática escolar, direcionando a discussão para o processo de elaboração de uma atividade que o estimule, com base nos pressupostos da metodologia qualitativa de pesquisa. As conclusões indicam que os elementos necessários para estimular o raciocínio proporcional são: formular atividades intencionais, com foco no raciocínio qualitativo; elaborar questões pautadas na estrutura multiplicativa; privilegiar situações relativas ao cotidiano, com caráter transdisciplinar; propor uma visão abrangente e integrada das vertentes da matemática utilizando tecnologias digitais em uma perspectiva intradisciplinar.
Downloads
Referências
BENNEMANN, Marcio; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Educação matemática crítica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 103-112, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pdemat/article/view/9226/6845. Acesso em: 10 out. 2019.
BOAVIDA, Ana Maria; PAIVA, Ana Luísa, CEBOLA, Graça, VALE, Isabel, PIMENTEL, Teresa. A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: DGIDC-ME, 2008. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/5566. Acesso em: 10 out. 2019.
D’AMBROSIO, Beatriz Silva. Como ensinar matemática hoje? Temas e debates. ISBEM, Brasília, v. 2, n. 2. p. 15-19, 1989. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1953133/mod_resource/content/1/%5B1989%5D%20DAMBROSIO%2C%20B%20-%20Como%20Ensinar%20Matem%C3%A1tica%20Hoje.pdf. Acesso em: 10 out. 2019.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
D’AMBROSIO, Ubiratan. A Transdisciplinaridade como uma resposta à sustentabilidade. Revista Terceiro Incluído: Transdisciplinaridade e Educação Ambiental, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1-13, jun. 2011.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho. Raciocínio proporcional: integrando aritmética, geometria e álgebra com o GeoGebra. 2016. 280 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.
FARIA, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Intradisciplinaridade Matemática com GeoGebra na Matemática Escolar. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 348-367, dez. 2018.
FERNÁNDEZ, Ceneida; LLINARES, Salvador. Relaciones implicativas entre las estrategias empleadas en la resolución de situaciones lineales y no lineales. Relime, Cidade do México, v. 15, p. 277-310, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/259593638_Relaciones_implicativas_entre_las_estrategias_empleadas_en_la_resolucion_de_situaciones_lineales_y_no_lineales. Acesso em: 10 out. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. São Paulo: Paz e Terra. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
LAMON, Susan. Teaching fractions and ratios for understanding: Essential content knowledge and instructional strategies for teachers. 2. ed. Mahwah, NJ: Erlbaum, 2005.
MALTEMPI, Marcus Vinicius; MENDES, Ricardo de Oliveira. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: Por que não? In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 4, 2016, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016.
MATA-PEREIRA, Joana; PONTE, João Pedro da. Promover o raciocínio matemático dos alunos: uma investigação baseada em design. Bolema, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 781-801, dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-636X2018000300781&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2019.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme Da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos Iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
OLIVEIRA, Ana Maria Rocha. A contribuição da prática reflexiva para uma docência com profissionalidade. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, p. 46-61, jan./abr. 2007. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/305. Acesso em: 10 out. 2019.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélía; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. 1. reimp. Campinas: Mercado de Letras, 2008.
SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano. Decorar, lembrar e repetir: o significado das práticas escolares na escola brasileira do final do século XIX. SOUSA, Cynthia Pereira de (org.). História da educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras. 1998.
VALENTE, Wagner Rodrigues; PINHEIRO, Nara Vilma Lima. Chega de decorar a Tabuada! As Cartas de Parker e a Árvore do Cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 1, n. 16, p. 22-37, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160388. Acesso em: 10 out. 2019.
VALENTE. Wagner Rodrigues. Os movimentos da matemática na Escola: do ensino de matemática para a educação matemática; da educação matemática para o ensino de matemática; do ensino de matemática para a Educação Matemática; da Educação Matemática para o Ensino de Matemática? Pensar a Educação em Revista, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 3-23, abr. jun./2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/166859/vol_2_no_2_Wagner_Valente.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 out. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.