Letramento digital no Ensino Superior

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21359

Palavras-chave:

Letramento digital. Revisão sistemática. Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar publicações internacionais sobre letramento digital no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura. Utilizou-se a base de dados acadêmica Education Resources Information Center (ERIC). Foram encontrados 41 artigos sobre digital literacy no período entre 2008 e 2019, publicados por pesquisadores de 16 países, com o maior número apresentado pelos Estados Unidos. Os temas tratados nos artigos estão relacionados a atividades com recursos imersivos; letramento digital associado a aspectos psicológicos; níveis de letramento digital; impactos de características pessoais na apropriação do letramento digital; metodologias e estratégias para desenvolvimento do letramento digital e propostas teóricas; políticas e reflexões, a maioria sobre relatos de pesquisa. Observou-se um crescimento do número de publicações sobre letramento digital nos últimos anos. Os resultados não permitem generalizações, entretanto, apontam lacunas para pesquisa futura, dada a variedade de temas tratados nos artigos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paulina de Assis, Universidade Federal de Catalão

Professora da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, título da tese: Learning design - conceitos, métodos e ferramentas. Realizou pesquisa de doutorado sanduíche em ferramenta de Learning Design para o Ensino Superior no London Knowledge Lab, UNIVERSITY COLLEGE LONDON. Mestre em ICT in Education, no Institute of Education, UNIVERSITY COLLEGE LONDON. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. MBA em Recursos Humanos pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) - bacharelado e licenciatura. Coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Escolar, na modalidade EAD do Senac. Implementou programas de EAD em diversas instituições. Trabalhou com as metodologias PBL (Problem-Based Learning) e Design Thinking no programa de pós-graduação Ética, Valores e Cidadania na escola na USP. Possui experiência em docência e gestão de projetos em Ensino Superior, design instrucional e formação de professores, com ênfase em Educação a Distância e Novas Tecnologias. Atua em pesquisa e extensão com os seguintes temas: tecnologias digitais de informação e comunicação, ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas colaborativas, letramento digital, inclusão digital e educação popular

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Educação Departamento de Educação: formação de professores, gestão e tecnologias. Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Supervisão: Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital. http://orcid.org/0000-0001-5793-2878

Referências

ALTUN, Dilek. Investigating pre-service Early Childhood Education teachers' Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) competencies regarding digital literacy skills and their technology attitudes and usage. Journal of Education and Learning, v. 8, n. 1, p. 249-263, 2019.

ANDEMA, Samuel; KENDRICK, Maureen; NORTON, Bonny. Digital literacy in Ugandan teacher education: Insights from a case study. Reading & Writing-Journal of the Reading Association of South Africa, v. 4, n. 1, p. 1-8, 2013.

ATA, R?dvan; YILDIRIM, Kas?m. Exploring Turkish Pre-Service Teachers’ Perceptions and Views of Digital Literacy. Education Sciences, v. 9, n. 40, p. 1-16, 2019.

BLUMMER, Barbara. Digital literacy practices among youth populations: A review of the literature. Education Libraries, v. 31, n. 1, p. 38-45, 2017.

BRINER, Rob B.; DENYER, David. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. Handbook of evidence-based management: Companies, classrooms and research, 2012.

BUCKINGHAM, David. Defining digital literacy: What do young people need to know about digital media? Nordic journal of digital literacy, v. 1, p. 21-34, 2006.

BURGESS, Melissa L.; PRICE, Debra P.; CAVERLY, David C. Digital literacies in multiuser virtual environments among college-level developmental readers. Journal of College Reading and Learning, v. 43, n. 1, p. 13-30, 2012.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-303, dez. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000300014.

ÇAM, Emre; KIYICI, Mübin. Perceptions of Prospective Teachers on Digital Literacy. Malaysian Online Journal of Educational Technology, v. 5, n. 4, p. 29-44, 2017.

CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC domicílios 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2016.

CGI.BR. Comitê Gestor da Internet no BRASIL. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.

CHAN, Banny S. K.; CHURCHILL, Daniel; CHIU, Thomas K. F. Digital Literacy Learning in Higher Education through Digital Storytelling Approach. Journal of International Education Research, v. 13, n. 1, p. 1-16, 2017.

CHINYAMURINDI, Willie T.; DLAZA, Zikhona. Can you teach an old dog new tricks? An exploratory study into how a sample of lecturers develop digital literacies as part of their career development. Reading & Writing, v. 9, n. 1, p. 1-8, 2018.

ÇOCUK, Halil Erdem; YANPAR YELKEN, Tugba. The Effect of the Web-Based Digital Story Applications on the Digital Literacy Levels of Turkish Teacher Candidates. Asian Journal of Education and Training, v. 4, n. 2, p. 132-136, 2018.

CORDELL, Rosanne Marie. Information literacy and digital literacy: Competing or complementary? Communications in Information Literacy, v. 7, n. 2, p. 14, 2013.

COTE, Travis J.; MILLINER, Brett. Preparing Japanese students' digital literacy for study abroad: is more training needed? JALT CALL Journal, v. 13, n. 3, p. 187-197, 2017.

COTE, Travis; MILLINER, Brett. A survey of EFL teachers’ digital literacy: a report from a Japanese university. Teaching English with Technology, v. 18, n. 4, p. 71-89, 2018.

CREER, Adele. Introducing Everyday' digital literacy practices' into the classroom: an analysis of multi-layered media, modes and their affordances. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 7, n. 2, p. 131-139, jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.265.

DAVIS, Suanna. Incorporating digital literacy into the composition classroom. CEA Forum, v. 38, n. 1, p. 1-4, 2009.

DE COURSEY, Christina; DANDASHLY, Nadine. Digital literacies and generational micro-cultures: email feedback in Lebanon. English Language Teaching, v. 8, n. 11, p. 216-230, 2015.

DURRIYAH, Tati Lathipatud; ZUHDI, Muhammad. Digital literacy with EFL student teachers: exploring Indonesian student teachers’ initial perception about integrating digital technologies into a teaching unit. International Journal of Education and Literacy Studies, v. 6, n. 3, p. 53-60, 2018.

ENGLISH, Jacob Alan. A digital literacy initiative in honors: Perceptions of students and instructors about its impact on learning and pedagogy. Journal of the National Collegiate Honors Council, v. 17, n. 2, p. 124-155, 2016.

EPPI-CENTRE. Glossary: Sistematic review. Disponível em: http://eppi.ioe.ac.uk/cms/Default.aspx?tabid=334. Acesso em: 20 maio 2020.

ESHET-ALKALAI, Yoram. Digital literacy: A conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of educational multimedia and hypermedia, v. 13, n. 1, p. 93-106, 2004.

FEOLA, Elvia Ilaria. Digital Literacy and New Technological Perspectives. Universal Journal of Educational Research, v. 4, n. 9, p. 2174-2180, 2016.

GILSTER, Paul. Digital literacy. New York: Wiley, 1997.

GÓMEZ-TRIGUEROS, Isabel María; RUIZ-BAÑULS, Mónica; ORTEGA-SÁNCHEZ, Delfín. Digital literacy of teachers in training: moving from ICTs (Information and Communication Technologies) to LKTs (Learning and Knowledge Technologies). Education Sciences, v. 9, n. 4, p. 274-284, 2019.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James. Systematic Reviews. In: ATKINSON, Paul; DELAMONT, Sara; CERNAT, Alexandru; SAKSHAUG, Joseph W.; WILLIAMS, Richard A. (eds.). SAGE Research Methods Foundations. Los Angeles: SAGE, 2019.

GOUGH, David; RICHARDSON, Michelle. Systematic reviews. In: BROUGH, Paula (ed.). Advanced Research Methods for Applied Psychology. Abingdon: Routledge, 2018.

GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, v. 1, n. 28, p. 1-9,2012. DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-1-28.

GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information & Libraries Journal, v. 26, n. 2, p. 91-108, 2009.

GRUSZCZYNSKA, Anna; MERCHANT, Guy; POUNTNEY, Richard. "Digital futures in teacher education": exploring open approaches towards digital literacy. Electronic Journal of e-Learning, v. 11, n. 3, p. 193-206, 2013.

HALL, Marion; NIX, Ingrid; BAKER, Kirsty. Student experiences and perceptions of digital literacy skills development: engaging learners by design? Electronic Journal of e-Learning, v. 11, n. 3, p. 207-225, 2013.

HALLAQ, Tom. Evaluating online media literacy in Higher Education: validity and reliability of the digital online media literacy assessment (DOMLA). Journal of Media Literacy Education, v. 8, n. 1, p. 62-84, 2016.

HANBIDGE, Alice Schmidt; SANDERSON, Nicole; TIN, Tony. Using mobile technology to enhance undergraduate student digital information literacy skills: a Canadian case study. IAFOR Journal of Education, p. 108-121, 2015. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1100656.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

HILL, Laura. Digital literacy instruction for ehealth and beyond. ORTESOL Journal, v. 33, p. 34-40, 2016.

HOPEWELL, Sally; CLARKE, Mike; MALLETT, Sue. Grey literature and systematic reviews. Publication bias in meta-analysis: Prevention, assessment and adjustments, p. 49-72, 2005. DOI: https://doi.org/10.1002/0470870168.ch4.

HUNTER, Jevon D.; SILVESTRI, Katarina N.; ACKERMAN, Madison L. ''Feeling like a different kind of smart'': twitter as digital literacy mediates learning for urban youth and literacy specialist candidates. School-University Partnerships, v. 11, n. 1, p. 36-45, 2018.

JENSEN, Pegeen; PAIGE, Christine; SWEREDOSKI, Dawn; YANOFF, Elizabeth l. Reading and responding in the 21st Century: digital literacies and the NYSRA Charlotte Award. Language and Literacy Spectrum, v. 20, p. 15-23, 2010.

JONES, Sylvia; LEA, Mary R. Digital literacies in the lives of undergraduate students: exploring personal and curricular spheres of practice. Electronic Journal of E-learning, v. 6, n. 3, p. 207-216, 2008.

KEBBLE, Paul Graham. Designing and assessing a digital, discipline-specific literacy assessment tool. The EuroCALL Review, v. 26, n. 1, p. 79-88, 2018.

KIM, Kyu Tae. The structural relationship among digital literacy, learning strategies, and core competencies among South Korean college students. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 19, n. 2, p. 3-21, 2019.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for performing systematic reviews. Keele, v. 33, p. 1-26, 2004.

KLEIMAN, Ângela. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Ângela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KOFINAS, Alexander; SAUR-AMARAL, Irina. 25 years of knowledge creation processes in pharmaceutical contemporary trends. Comportamento Organizacional e Gestão, Lisboa, v. 14, n. 2, p. 257-280, 2008.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Digital literacy and digital literacies: Policy, pedagogy and research considerations for education. Nordic Journal of digital literacy, v. 1, n. 1, p. 12-24, 2006.

MARTZOUKOU, Konstantina; ELLIOTT, Joanneke. The development of digital literacy and inclusion skills of public librarians. Communications in information literacy, v. 10, n. 1, p. 5, 2016.

MELKI, Jad P. Guiding digital and media literacy development in Arab curricula through understanding media uses of Arab youth. Journal of Media Literacy Education, v. 6, n. 3, p. 14-28, 2015.

MEYERS, Eric M.; ERICKSON, Ingrid; SMALL, Ruth V. Digital literacy and informal learning environments: an introduction. Learning, media and technology, v. 38, n. 4, p. 355-367, 2013.

NOVEMBER, Nancy; DAY, Karen. Using undergraduates' digital literacy skills to improve their discipline-specific writing: a dialogue. International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, v. 6, n. 2, 2012.

OLIVEIRA NASCIMENTO, Ana Karina de; KNOBEL, Michele. What’s to be learned? Nordic Journal of Digital Literacy, v. 12, n. 3, p. 67-88, 2017.

ÖNGER, Seda; ÇETIN, Turhan. An investigation into digital literacy views of social studies preservice teachers in the context of authentic learning. Review of International Geographical Education Online, v. 8, n. 1, p. 109-124, 2018.

OZDAMAR-KESKIN, Nildun; OZATA, Fatima Z.; BANAR, Kerim. Examining digital literacy competences and learning habits of open and distance learners. Contemporary Educational Technology, v. 6, n. 1, p. 74-90, 2015.

ÖZDEN, Mehtap. Digital Literacy perceptions of the students in the department of computer technologies teaching and Turkish language teaching. International Journal of Progressive Education, v. 14, n. 4, p. 26-36, 2018.

PAEZ, Arsenio. Gray literature: an important resource in systematic reviews. Journal of Evidence?Based Medicine, v. 10, n. 3, p. 233-240, 2017.

PIETERSE, Efrat; GREENBERG, Riki; SANTO, Zahava. A multicultural approach to digital information literacy skills evaluation in an Israeli college. Communications in Information Literacy, v. 12, n. 2, p. 4, 2018.

PITTAWAY, Luke A.; THORPE, Richard; MACPHERSON, Allan; HOLT, Robin. Knowledge within small and medium-sized firms: A systematic review of the evidence. Working Paper. Institute for Entrepreneurship and Enterprise Development. Lancaster University, 2005. Disponível em: http://www.research.lancs.ac.uk/portal/en/publications/knowledge-within-small-and-mediumsized-firms-a-systematic-review-of-the-evidence(d0b959ea-2072-4b27-8728-1eb078a06a50)/export.html. Acesso em: 20 maio 2020.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo. Literacia digital e literacia informacional: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 29-50, 2012.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.

ROJO, Roxane. Letramentos digitais: a leitura como réplica ativa. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 46, n. 1, p. 63-78, jun. 2007.

ROSAEN, Cheryl; TERPSTRA, Marjorie. Widening worlds: Understanding and teaching new literacies. Studying Teacher Education, v. 8, n. 1, p. 35-49, 2012.

SAUR-AMARAL, Irina. Towards a methodology for literature reviews in social sciences. Investigação e Intervenção em Recursos Humanos, n. 3, p. 1-10, 2011. DOI: https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1875.

SCHMUCKER, Christine; BLUEMLE, Annette; BRIEL, Matthias; PORTALUPI, Susan; LANG, Britta; MOTSCHALL, Edith; SCHWARZER, Guido; BRASSLER, Dirk; MUELLER, Katharina F.; VON ELM, Erick; MEERPOHL, Joerg. A protocol for a systematic review on the impact of unpublished studies and studies published in the gray literature in meta-analyses. Systematic Reviews, v. 2, n. 24, p. 1-7, 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/2046-4053-2-24.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002.

SON, Jeong-Bae; PARK, Sang-Soon; PARK, Moonyoung. Digital literacy of language learners in two different contexts. JALT CALL Journal, v. 13, n. 2, p. 77-96, 2017.

SPARKS, Jesse R.; KATZ, Irvin R.; BEILE, Penny M. Assessing digital information literacy in higher education: A review of existing frameworks and assessments with recommendations for next?generation assessment. ETS Research Report Series, n. 2, p. 1-33, 2016.

STEYN, Riana A. Changing thoughts towards digital literacy interventions for South African entrepreneurs. Reading & Writing, v. 9, n. 1, p. 1-9, 2018.

TAKAVARASHA, Sam; CILLIERS, Liezel; CHINYAMURINDI, Willie. Navigating the unbeaten track from digital literacy to digital citizenship: A case of university students in South Africa's Eastern Cape province. Reading & Writing, v. 9, n. 1, p. 1-15, 2018.

TANG, Chun Meng; CHAW, Lee Yen. Digital Literacy: A prerequisite for effective learning in a blended learning environment? Electronic Journal of E-learning, v. 14, n. 1, p. 54-65, 2016.

TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. Campinas: Pontes, 1988.

THORPE, Richard; HOLT, Robin; MACPHERSON, Allan; PITTAWAY, Luke. Using knowledge within small and medium?sized firms: A systematic review of the evidence. International Journal of Management Reviews, v. 7, n. 4, p. 257-281, 2005. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2005.00116.x.

TRANFIELD, David; DENYER, David; SMART, Palminder. Towards a methodology for developing evidence?informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.

TRANFIELD, David; MOUCHEL, David Denver. Developing an evidence-based approach to management knowledge using systematic review. Stockholm: European Academy of Management – EURAM, 2002. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/bdb9/b75e90303809665be4410822e0b9b0e8ccb2.pdf?_ga=2.18925371.262592558.1591994748-499404758.1591994748. Acesso em: 20 maio 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Digital literacy and basic competences from the teacher’s and learner’s perspectives. 2011. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000214485. Acesso em: 10 fev. 2020.

Publicado

03-09-2020

Como Citar

de Assis, M. P., & Bianconcini de Almeida, M. E. (2020). Letramento digital no Ensino Superior: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação Em Questão, 58(57). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21359

Edição

Seção

Artigos