O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906

Palavras-chave:

Tempo escolar. Tempo integral. Organização da escola. Processo civilizador.

Resumo

Este estudo analisa o tempo escolar como construção social e histórica no processo civilizador. Portanto, o tempo, como nosso objeto de estudo, é dimensionado em sua perspectiva processual e simbólica, estabelecida dentro e fora da escola, para demarcar os afazeres cotidianos do homem e sua organização na vida coletiva. Quanto aos procedimentos teórico-metodológicos, em uma abordagem qualitativa de investigação, os pressupostos que alicerçam a análise da literatura pesquisada têm base nas teorizações de Elias (1998) e de Bauer (1997) sobre o tempo no processo civilizador, relacionado à organização da escola. Os principais resultados deste estudo advêm da proposição de que o tempo escolar, constituído na perspectiva de construção social, é refletido no desenvolvimento das rotinas da escola e, enquanto poder simbólico, desafia-nos a compreendê-lo em sua complexa processualidade, nos saberes, aglomerados e compendiados pelo homem, sempre por esse atravessados, para estabelecer as temporalidades, os ritmos, os fatos e os feitos das instituições escolares.

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Biografia do Autor

Tereza Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Professora Supervisora Educacional e também graduada em Letras, com experiência de mais de vinte anos, tendo atuado no Colégio Pinheiro Guimarães, na Fundação Municipal de Educação de Niterói, no Colégio Dom Hélder Câmara, no Colégio Califórnia e na Prefeitura de São Gonçalo. Especializada Psicopedagogia, em Administração e Supervisão Escolar e Revisão de Texto, atuou como Orientadora Pedagógica em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. Na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, foi auxiliar de Coordenação do Ensino Fundamental nos anos de 2003 e 2004 e Coordenadora do 2º Segmento do Ensino Fundamental de 2005 a 2007. No ano de 2005, organizou e coordenou junto com a Ong Leia Brasil a 1ª Bienal de Leitura de São Gonçalo e participou da elaboração dos Cadernos de Leitura Compartilhada, em 2005 e 2006. Atualmente, atua como Professora Supervisora Educacional na Rede Pública de São Gonçalo. Tem se dedicado ao estudo da Educação em Tempo Integral nas escolas Públicas Municipais de São Gonçalo, atuando como Supervisora das escolas que oferecem o tempo integral. Interessa-se pelas análises sobre gestão democrática e as formas de seleção para a função de gestores escolares. Atualmente, faz Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Doutora Elisângela da Silva Bernado. Além disso, participa de dois grupos de pesquisa. São eles: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação/Unirio e Neephi/Unirio.

Elisangela Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Pós-doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada (2000) em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como pesquisadora no Laboratório de Avaliação em Educação da PUC-Rio (LAED), no período 2004-2008. Integrou as Comissões Científica e Organizadora do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudeste) em 2011. É membro das associações de pesquisa Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Parecerista ad doc das Revistas Meta: Avaliação, Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas, Educação e Cultura Contemporânea, Ensaio e Séries-Estudos. Consultora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2010-2012. Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2010) e do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP (2008). Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2008. Pesquisa políticas, programas e práticas de gestão da educação e de educação em tempo integral, abarcando os seguintes temas: gestão escolar e educacional; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; desigualdades educacionais; Programa Mais Educação/Programa Novo Mais Educação; Educação Comparada; e, Indicadores Educacionais para análise de políticas educacionais. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) orientando no Mestrado e no Doutorado nas Linhas de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação" e "Políticas e Práticas em Educação", respectivamente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - (2015-2018) e (2019-2021). Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEDU (2018-2020).

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Publicado

16-10-2020

Como Citar

Guimarães, T., & Bernado, E. (2020). O tempo e sua essencialidade na escola de tempo integral. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906

Edição

Seção

Artigos