Time and its essentiality in full-time education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906

Keywords:

School time. Full-time education. School organization. Civilizing process.

Abstract

This study analyzes school time as a social and historical construction in the civilizing process. Therefore, time, as our object of study, is dimensioned in its procedural and symbolic perspective, established inside and outside the school, to demarcate the daily tasks of man and his organization of collective life. Regarding the theoretical-methodological procedures, in a qualitative research approach, the assumptions that support the analysis of the literature are based on the theorizations of Elias (1998) and Bauer (1997) about time in the civilizing process, related to school organization. The main results of this study come from the proposition that school time, within the perspective of social construction, is reflected in the development of school routines and, as a symbolic power, challenges us to understand it in its complex procedure in the knowledge, clustered and condensed by man, always crossed by him, to establish  the temporalities, rhythms, facts and achievements of school institutions.

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Author Biographies

Tereza Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Professora Supervisora Educacional e também graduada em Letras, com experiência de mais de vinte anos, tendo atuado no Colégio Pinheiro Guimarães, na Fundação Municipal de Educação de Niterói, no Colégio Dom Hélder Câmara, no Colégio Califórnia e na Prefeitura de São Gonçalo. Especializada Psicopedagogia, em Administração e Supervisão Escolar e Revisão de Texto, atuou como Orientadora Pedagógica em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. Na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, foi auxiliar de Coordenação do Ensino Fundamental nos anos de 2003 e 2004 e Coordenadora do 2º Segmento do Ensino Fundamental de 2005 a 2007. No ano de 2005, organizou e coordenou junto com a Ong Leia Brasil a 1ª Bienal de Leitura de São Gonçalo e participou da elaboração dos Cadernos de Leitura Compartilhada, em 2005 e 2006. Atualmente, atua como Professora Supervisora Educacional na Rede Pública de São Gonçalo. Tem se dedicado ao estudo da Educação em Tempo Integral nas escolas Públicas Municipais de São Gonçalo, atuando como Supervisora das escolas que oferecem o tempo integral. Interessa-se pelas análises sobre gestão democrática e as formas de seleção para a função de gestores escolares. Atualmente, faz Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Doutora Elisângela da Silva Bernado. Além disso, participa de dois grupos de pesquisa. São eles: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação/Unirio e Neephi/Unirio.

Elisangela Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Pós-doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada (2000) em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como pesquisadora no Laboratório de Avaliação em Educação da PUC-Rio (LAED), no período 2004-2008. Integrou as Comissões Científica e Organizadora do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudeste) em 2011. É membro das associações de pesquisa Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Parecerista ad doc das Revistas Meta: Avaliação, Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas, Educação e Cultura Contemporânea, Ensaio e Séries-Estudos. Consultora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2010-2012. Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2010) e do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP (2008). Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2008. Pesquisa políticas, programas e práticas de gestão da educação e de educação em tempo integral, abarcando os seguintes temas: gestão escolar e educacional; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; desigualdades educacionais; Programa Mais Educação/Programa Novo Mais Educação; Educação Comparada; e, Indicadores Educacionais para análise de políticas educacionais. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) orientando no Mestrado e no Doutorado nas Linhas de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação" e "Políticas e Práticas em Educação", respectivamente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - (2015-2018) e (2019-2021). Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEDU (2018-2020).

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Published

16-10-2020

How to Cite

Guimarães, T., & Bernado, E. (2020). Time and its essentiality in full-time education. Journal Education in Question, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906