El tiempo y su esencialidad en la escuela a tiempo completo

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DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906

Palabras clave:

Tiempo escolar. Tiempo completo. Organización escolar. Proceso civilizador.

Resumen

Este estudio analiza el tiempo escolar como una construcción social e histórica en el proceso civilizador. Por tanto, el tiempo, como nuestro objeto de estudio, se dimensiona en su perspectiva procedimental y simbólica, establecida dentro y fuera de la escuela, para demarcar las tareas diarias del hombre y su organización en la vida colectiva. En cuanto a los procedimientos teórico-metodológicos, en un enfoque cualitativo de investigación , los supuestos que sustentan el análisis de la literatura investigada se basan en las teorizaciones de Elias (1998) y Bauer (1997) sobre el tiempo en el proceso civilizador, relacionado con la organización de la escuela. Los principales resultados de este estudio provienen de la proposición de que el tiempo escolar, constituido desde la perspectiva de la construcción social, se refleja en el desarrollo de las rutinas escolares y, como poder simbólico, nos desafía a comprenderlo en su compleja procesualidad, en los conocimientos, agrupados y condensados por el hombre, siempre atravesados por él, para establecer las temporalidades, ritmos, hechos y logros de las instituciones escolares.

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Biografía del autor/a

Tereza Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Professora Supervisora Educacional e também graduada em Letras, com experiência de mais de vinte anos, tendo atuado no Colégio Pinheiro Guimarães, na Fundação Municipal de Educação de Niterói, no Colégio Dom Hélder Câmara, no Colégio Califórnia e na Prefeitura de São Gonçalo. Especializada Psicopedagogia, em Administração e Supervisão Escolar e Revisão de Texto, atuou como Orientadora Pedagógica em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de São Gonçalo. Na Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, foi auxiliar de Coordenação do Ensino Fundamental nos anos de 2003 e 2004 e Coordenadora do 2º Segmento do Ensino Fundamental de 2005 a 2007. No ano de 2005, organizou e coordenou junto com a Ong Leia Brasil a 1ª Bienal de Leitura de São Gonçalo e participou da elaboração dos Cadernos de Leitura Compartilhada, em 2005 e 2006. Atualmente, atua como Professora Supervisora Educacional na Rede Pública de São Gonçalo. Tem se dedicado ao estudo da Educação em Tempo Integral nas escolas Públicas Municipais de São Gonçalo, atuando como Supervisora das escolas que oferecem o tempo integral. Interessa-se pelas análises sobre gestão democrática e as formas de seleção para a função de gestores escolares. Atualmente, faz Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Professora Doutora Elisângela da Silva Bernado. Além disso, participa de dois grupos de pesquisa. São eles: Políticas, Gestão e Financiamento em Educação/Unirio e Neephi/Unirio.

Elisangela Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Pós-doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora (2008) e Mestre (2003) em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciada (2000) em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuou como pesquisadora no Laboratório de Avaliação em Educação da PUC-Rio (LAED), no período 2004-2008. Integrou as Comissões Científica e Organizadora do Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste (ANPEd Sudeste) em 2011. É membro das associações de pesquisa Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Parecerista ad doc das Revistas Meta: Avaliação, Perspectivas online: humanas e sociais aplicadas, Educação e Cultura Contemporânea, Ensaio e Séries-Estudos. Consultora do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2010-2012. Avaliadora do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (2010) e do Prêmio Inovação em Gestão Educacional do INEP (2008). Consultora pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2008. Pesquisa políticas, programas e práticas de gestão da educação e de educação em tempo integral, abarcando os seguintes temas: gestão escolar e educacional; gestão democrática; políticas de avaliação da educação básica; desigualdades educacionais; Programa Mais Educação/Programa Novo Mais Educação; Educação Comparada; e, Indicadores Educacionais para análise de políticas educacionais. Atualmente, atua como Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) orientando no Mestrado e no Doutorado nas Linhas de Pesquisa "Políticas, História e Cultura em Educação" e "Políticas e Práticas em Educação", respectivamente. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ? Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ - (2015-2018) e (2019-2021). Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEDU (2018-2020).

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Publicado

16-10-2020

Cómo citar

Guimarães, T., & Bernado, E. (2020). El tiempo y su esencialidad en la escuela a tiempo completo. Educación En Cuestión, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21906