A epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25052

Palavras-chave:

Abordagem Temática; Hessen; Freire; Ensino de Ciências;

Resumo

Este trabalho apresenta uma construção teórica-epistemológica, fundamentada na epistemologia de Hessen e na gnosiologia de Freire, no contexto de um olhar para a perspectiva curricular da Abordagem Temática. O objetivo da análise é proporcionar embasamento teórico para compreender o processo de apreensão de temas nessa perspectiva e, dessa forma, contribuir com a elaborações de práticas pedagógicas. A epistemologia de Hessen fornece elementos para compreender o processo de interação entre sujeito e objeto. A gnosiologia de Freire permite uma ampliação do olhar pedagógico sobre o processo didático, necessária para que a apreensão ocorra. As análises permitem inferir que o processo de apreensão de temas ocorre por meio da interação entre professores, estudantes, cientistas (sujeitos do conhecimento) com o tema (objeto do conhecimento) proveniente da realidade. A interação entre sujeitos e objetos ocorre através de processos didático-pedagógicos interdisciplinares, dialógicos e problematizadores que deve garantir a apreensão do significado e interpretação dos temas por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Sabrina Gabriela Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Possui doutorado em Educação em Ciências. Faz parte do grupo de pesquisa: GEPECID.

 

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Klein, S. G. ., & Muenchen, C. . (2021). A epistemologia de Johannes Hessen e a gnosiologia de Paulo Freire. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25052

Edição

Seção

Artigos