Por que liam as santas de Zurbarán?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31627

Palavras-chave:

Zurbarán, Santas virgens e mártires, Mulheres leitoras, Pintura de retratos

Resumo

O artigo analisa a iconografia relativa a cinco santas que portam livros em suas imagens, tratadas como “santas leitoras”, que fazem parte da coleção de quadros de oito virgens mártires existentes no Museu de Belas Artes de Sevilha. Em um plano específico problematiza-se a representação das santas com um livro nas mãos, o que difere da imagem iconográfica original, da narrativa da vida e dos milagres de cada uma. Os procedimentos metodológicos remetem a uma pesquisa documental, cujas fontes principais concentram-se nas cinco telas da coleção, elaboradas no ateliê do pintor Francisco de Zurbarán, e no diálogo com autores que escrevem sobre a temática. Conclui-se com a hipótese de que ao pintar a imagem das virgens mártires portando um livro, Zurbarán pretendia passar uma mensagem às mulheres de estímulo a uma vida como a das santas, mas também advertindo para a possibilidade de lerem a bíblia, a hagiologia e as leituras permitidas, ou seja, sobretudo, incitando a ideia de que fossem leitoras.

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Biografia do Autor

Maria Celi Chaves Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É prof.ª Dr.ª da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa “História e Memória das Políticas Educacionais no Território Fluminense”.

Pablo Álvarez Domínguez, Universidade de Sevilha

É prof. Dr. da Universidad de Sevilla e do Departamento de Teoría e Historia de la Educación y pedagogía social. Integra o Grupo de Pesquisa “Historia, Memoria y Patrimonio de la Educación”.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

Vasconcelos, M. C. C., & Álvarez Domínguez, P. (2023). Por que liam as santas de Zurbarán? . Revista Educação Em Questão, 61(67). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2023v61n67ID31627

Edição

Seção

Artigos