Elaboração e validação de um Plano Educacional Individualizado para alunos com autismo
contribuições de um programa de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33958Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)., Plano Educacional Individualizado (PEI), Validação, Formação docenteResumo
O objetivo do presente estudo foi elaborar e validar um modelo de Plano Educacional Individualizado (PEI) a ser utilizado por professores que atendem alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O trabalho, delineado como uma pesquisa-ação de cunho colaborativo, contou com a participação de gestores, professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN) e pesquisadores do campo da Educação Especial. Dados de entrevista conduzida com o grupo de gestores revelaram a inexistência de um modelo de PEI a ser utilizado nas escolas. Registros dos questionários respondidos por 23 docentes indicaram lacunas formativas no campo do TEA. Com base nas demandas evidenciadas, foi delineado um curso teórico-prático sobre o PEI ao grupo de docentes. Em seguida, os professores e pesquisadores elaboraram, de forma colaborativa, um modelo de PEI a ser inserido em plataforma eletrônica. Por fim, o instrumento foi validado por 5 juízes externos (pesquisadores) e 13 juízes internos (cursistas). O modelo proposto serviu de alicerce para a estrutura de PEI criada pelo sistema de gestão educacional do RN.
Downloads
Referências
ASSESSORA Pedagógica de apoio aos professores de EE. Relato. Natal (Rio Grande do Norte), 12 jul. 2018.
AZEVEDO. Mariana; NUNES, Débora Regina. Que sugerem as pesquisas sobre os métodos de ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista? Uma revisão integrativa da literatura. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 24, fev. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323400003_Que_sugerem_as_pesquisas_sobre_os_metodos_de_ensino_para_alunos_com_transtorno_do_espectro_autista_Uma_revisao_integrativa_da_literatura. Acesso em: 4 abr. 2019.
BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
BERBEL, Neusi Aparecida. Conhecer e intervir: o desafio da metodologia da problematização. Londrina: EDUEL, 2001.
BRASIL. CNE. CEB. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília: 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 5 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Edilene Aparecida Ropoli, Maria Teresa Eglér Mantoan Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos Rosângela Machado - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7103-fasciculo-1-pdf&Itemid=30192. Acesso em:05 set. 2023.
BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação especial. Nota técnica nº 19, de 08 de setembro de 2010. Destinado aos profissionais de apoio para alunos com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede públicas de ensino, Brasília: MEC 2010b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4683-nota-tecnica-n9-centro-aee&Itemid=30192. Acesso em: 5 set. 2023.
CAMARGO, Brigido; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
CARNEIRO, Moaci. O Acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns. Editora Vozes, 2008.
CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Estatística aplicada a todos os níveis. InterSaberes, Curitiba, 2013.
COLUCI, Marina; ALEXANDRE, Neusa Maria; MILANI, Daniela. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 3, p. 925-936, 2015.
COSTA, Daniel.; SCHMIDT, Carlo. Plano Educacional Individualizado para estudantes com autismo: revisão conceitual. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 61, p. 122-128, jan./jun. 2019.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa-Ação: lembretes de princípios e de práticas. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v. 11, n. 25, p. 358-370, 2020.
HERR, Cynthia M.; BATEMAN, Bárbara D. Wrtiting Measurable IEP Goals and Objectives. IEP: Resources, 2006. (Printed in the United States of America, second edition).
INSTITUTO NACIONAL de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2022. Brasília: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 6 set. 2023.
MARIN, Márcia; BRAUN, Patrícia. Currículo e diferenciação pedagógica – uma prática de exclusão?. Revista Exitus, Santarém, v. 10, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100107&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 set. 2023.
MASCARO, Cristina Angélica. Formação docente sob o viés do Plano Educacional Individualizado. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 3, p. 5-28, set. /dez. 2020.
MUNSTER, Mey de Abreu; LIEBERMAN, Lauren; SAMALOT-RIVERA, Amaury; HOUSTON-WILSON, Cathy. Plano de ensino individualizado aplicado à educação física: validação de inventário na versão em português. Revista da Sobama, Marília, v. 15, n. 1, p. 43-54, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/4186. Acesso em: 15 abr. 2021.
PEREIRA, Débora; NUNES, Débora. Diretrizes para a elaboração do PEI como instrumento de avaliação para educando com autismo: um estudo interventivo. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 63, p. 939-960, out./dez. 2018.
PEREIRA, Débora Mara. Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente. 2021. 362f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas, v. 18, n. 35, p.193-208, 2012.
P2. Plataforma Virtual. Natal (Rio Grande do Norte), 7 jun. 2020.
P5. Diário de campo. Natal (Rio Grande do Norte), 7 jun. 2020.
SANTOS, Patrícia.; MUNSTER, Mey de Abreu. Validação de conteúdo de um instrumento de avaliação do esquema corporal de crianças com cegueira. Revista Educação Especial, v. 25, n. 44, 2012.
SIGEDUC. Sistema Integrado de Gestão da Educação. Secretaria de Estado do Rio Grande do Norte, 2021. Disponível em: https://sigeduc.rn.gov.br/sigeduc/public/transparencia/pages/consulta/relatorio_estudantes/relEstudantesNEEAnalitico.jsf. Acesso em: 10 jun. 2021.
SILVA, Gabrielle; CAMARGO, Síglia. Revisão integrativa da produção científica nacional sobre o Plano Educacional Individualizado. Revista Educação Especial, v. 34, 2021.
SILVA, Gabrielle; LEÃO, Andréia Texeira; MARTINS; Juliana dos Santos; CRESPO, Renata Oliveira; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. A importância do status social, comportamental e da autorregulação da aprendizagem no Planejamento Educacional Individualizado de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista eletrônica Humanitaris, v. 2, n. 2, 2020. Disponível em: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/revistahumanitaris/article/view/428/237. Acesso em: 5 set. 2023.
Subcoordenadora de EE. Relato. Natal (Rio Grande do Norte), 12 jul. 2018.
SWAIN, Kristine; HAGAMAN, Jessica; LEADER-JANSSEN, Elizabeth. Teacher-reported IEP goal data collection methods. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth v. 2 n. 66, p. 118-125, 2022.
TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MENDES, Eniceia. Inclusão escolar e o planejamento educacional individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 1-18, 2018.
TRINDADE, João Paulo. SIGPEI: Modelagem de uma Ferramenta Computacional de apoio à Práticas Pedagógicas Inclusivas. 2021 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação). Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte, Mossoró, 2021.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 443-466, 2005.
WRIGHT, Jim. Accommodations finder. Intervention Central. Your source for RTI resources, 2012. Disponível em: https://www.interventioncentral.org/teacher-resources/learning-disability-accommodations-finder. Acesso em: 27. out, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.