Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores
Palavras-chave:
Síndrome de Asperger. Comunicação. Educação Especial.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2012
Como Citar
Brito, M. C., Deliberato, D., & Carrara, K. (2012). Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.