Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores

Autores/as

  • Maria Cláudia Brito
  • Débora Deliberato
  • Kester Carrara

Palabras clave:

Síndrome de Asperger. Comunicação. Educação Especial.

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfilcomunicativo de crianças com síndrome deAsperger e as estratégias utilizadas por professorasna comunicação com esses alunos no ensino regular.Participaram cinco crianças, gênero masculino,idades entre cinco e oito anos, com síndrome deAsperger, que frequentavam do Jardim II à 2ª sériee suas professoras. A caracterização da amostrafoi feita por meio de uma Ficha informativa e daEscala de Traços Autísticos. O perfil comunicativodas crianças e os recursos utilizados pelas professorasforam analisados por meio das filmagensrealizadas. Os resultados indicaram que as professorasiniciaram mais a comunicação do que seusalunos com síndrome de Asperger e os recursos utilizadospor elas foram: 1- objeto concreto; 2- gesto;3- escrita; 4-verbalização.

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Biografía del autor/a

Maria Cláudia Brito

Profa. Dra. Maria Cláudia BritoUniversidade Estadual Paulista | MaríliaDepartamento de Educação EspecialGrupos de Pesquisa | Diferença, Desvio e Estigma; e Linguagem,Aprendizagem, EscolaridadeEmail | brito_mariaclaudia@yahoo.com

Débora Deliberato

Profa. Dra. Débora DeliberatoUniversidade Estadual Paulista | MaríliaDepartamento de Educação EspecialGrupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Delineamentos CulturaisEmail | delibera@marilia.unesp.br

Kester Carrara

Prof. Dr. Kester CarraraUniversidade Estadual Paulista | BauruDepartamento de PsicologiaGrupo de Estudos e Pesquisas em Delineamentos Culturais |GEPEDECE-mail | kestercarrara@pq.cnpq.br

Publicado

15-04-2012

Cómo citar

Brito, M. C., Deliberato, D., & Carrara, K. (2012). Relações entre o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e estratégias de professores. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4062