Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890)

Autores

  • Alessandra Frota Martinez de Schueler Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Culturas escolares. História da educação. Corte imperial.

Resumo

O presente trabalho aborda o processo de construção da instrução pública primária na cidade do Rio de Janeiro, entre 1870 e 1890, a partir da análise das leis, regulamentos e documentos oficiais do Ministério do Império e da Inspetoria Geral de Instrução Primária e Secundária da Corte, interpretando-o como parte integrante do processo mais amplo de constituição da escola moderna, o qual esteve articulado à formação do Estado imperial. Procurou-se compreender o movimento de implementação das escolas primárias na cidade, incluindo a sua localização, a disposição dos tempos e dos espaços escolares na trama urbana, visando a investigar as imbricações entre as culturas urbana e escolar, considerando-se a complexidade e a heterogeneidade das escolas domésticas e dos chamados palácios, das práticas e das experiências sociais, no processo de constituição de culturas escolares na Corte imperial.

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Publicado

15-08-2005

Como Citar

Schueler, A. F. M. de. (2005). Entre escolas domésticas e palácios: culturas escolares e processos de institucionalização da instrução primária na cidade do Rio de Janeiro (1870-1890). Revista Educação Em Questão, 23(9), 160–184. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8348

Edição

Seção

Relato de Pesquisa