A língua portuguesa em timor leste: a percepção de estudantes timorenses

Autores

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elias Soares Universidade Federal do Ceará
  • Maria Erotildes Moreira e Silva Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Palavras-chave:

política linguística, crença, ensino de língua portuguesa, Timor Leste.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as políticas
linguísticas percebidas (crenças) dos estudantes timorenses em relação
ao ensino e aprendizagem de português. Para tanto, adotamos a noção
multidimensional de política linguística de Spolsky (2004, 2009, 2012)
e aplicamos um instrumento de coleta de dados com timorenses que
estavam cursando graduação em uma universidade brasileira. A análise
quantitativa dos dados indicou cinco blocos de crenças que foram
considerados importantes para os estudantes, a saber: a valoração
positiva da língua portuguesa em Timor Leste, a valorização de um ensino
tradicional e de um ensino não tradicional, a importância da correção do
erro e a dificuldade de aprender português.

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Publicado

13-09-2016

Como Citar

DE SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E.; E SILVA, M. E. M. A língua portuguesa em timor leste: a percepção de estudantes timorenses. Revista do GELNE, [S. l.], v. 17, n. 1/2, p. 185–212, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10187. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos