Partilhas do sensível em "Catedral", de Raymond Carver

Autores

  • Genilda Azerêdo Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardo Luiz Antunes Soares Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID10537

Palavras-chave:

metaficção, metáfora, Catedral, Raymond Carver.

Resumo

O presente trabalho tem como propósito discutir a utilização da metáfora como elemento que propulsiona todo o arco dramático presente no conto “Catedral”, de Raymond Carver. O foco proposto tem como intuito desconstruir estereótipos quanto à caracterização de personagens com deficiência visual, através da transformação sofrida pelo protagonista do conto, que traz consigo uma visão altamente preconceituosa sobre pessoas cegas. A metodologia adotada procurou valorizar, em um primeiro momento, as categorias gerais do conto – narrador, personagens e conflitos –, para, em um segundo momento, focalizar a relevância da metáfora. Para tanto, refletimos sobre o desenvolvimento do potencial sensível e afetivo entre os personagens; os diferentes meios discursivos utilizados para a materialização de uma experiência afetiva partilhada; e as diversas maneiras como a ficção pode alterar ou complementar a compreensão da realidade e da experiência humana. Para a elaboração desta pesquisa, foi realizado um estudo que compreende as funções metafóricas em diversas esferas da sociedade, bem como seu uso e suas qualidades exploradas em textos literários, através de livros e ensaios de teóricos da literatura e do cinema como Viktor Chklovski, Patricia Waugh, Jorge Luis Borges, Raymond W. Gibbs, Jr. e Jean-Claude Carrière. As reflexões aqui elaboradas apontam para um poder importante da metáfora como meio indispensável para a compreensão da subjetividade, sobretudo por desconstruir formas convencionais de comportamento, rompendo com perspectivas pré-concebidas e apresentando novas possibilidades de engajamento afetivo.

 

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Biografia do Autor

Genilda Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Profa. do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPB. Pesquisadora-bolsista PQ2 do CNPq

Bernardo Luiz Antunes Soares, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de pós-Graduação em Letras da UFPB

Referências

CARVER, Raymond. “Cathedral”. In: McMichael (ed.). Concise anthology of American literature. New York: Macmillan, 1993, pp. 2658-2668.

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MILLER, J. Hillis. Narrative. In: LENTRICCHIA, Frank & McLAUGHLIN, Thomas (eds.). Critical terms for literary study. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1995.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental/Editora 34, 2005.

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Publicado

17-05-2017

Como Citar

AZERÊDO, G.; ANTUNES SOARES, B. L. Partilhas do sensível em "Catedral", de Raymond Carver. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 89–102, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID10537. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/10537. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos