Mecanismos de controle em uma proposta narrativa do livro didático de língua portuguesa e efeitos da roteirização

Autores

  • Adriana Oliveira de Farias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Janima Bernardes Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n1ID11070

Palavras-chave:

Livro didático. Proposta narrativa. Mecanismos de controle. Efeitos da roteirização

Resumo

Este artigo objetiva investigar os efeitos que os mecanismos de controle em uma proposta narrativa do livro didático de língua portuguesa (LDP), do 6º ano, provocam nos textos dos alunos. Toma como corpus uma proposta narrativa do livro didático Português: Linguagem (CEREJA; MAGALHÃES, 2006). Traz como pressupostos teóricos Althusser (1985), que considera a escola como parte dos Aparelhos Ideológico do Estado (AIE) e Geraldi (2010, 2011) acerca da prática de produção textual. Os resultados apontaram que a atividade narrativa proposta pelo LDP com os roteiros, as instruções e até desenhos, quando aplicada sem a mediação do professor no processo de escrita do aluno, resultaram na homogeneização dos textos. Desse modo, este estudo contribui para compreender melhor os problemas e as dificuldades que envolvem o processo de ensino e aprendizagem da produção textual escrita no contexto escolar e também reafirma a necessidade de aperfeiçoamento da prática docente no contexto escolar.

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Publicado

02-01-2017

Como Citar

FARIAS, A. O. de; RIBEIRO, J. B.; CAMPOS, S. F. Mecanismos de controle em uma proposta narrativa do livro didático de língua portuguesa e efeitos da roteirização. Revista do GELNE, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 116–140, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n1ID11070. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11070. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos