Mecanismos de controle em uma proposta narrativa do livro didático de língua portuguesa e efeitos da roteirização
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n1ID11070Palavras-chave:
Livro didático. Proposta narrativa. Mecanismos de controle. Efeitos da roteirizaçãoResumo
Este artigo objetiva investigar os efeitos que os mecanismos de controle em uma proposta narrativa do livro didático de língua portuguesa (LDP), do 6º ano, provocam nos textos dos alunos. Toma como corpus uma proposta narrativa do livro didático Português: Linguagem (CEREJA; MAGALHÃES, 2006). Traz como pressupostos teóricos Althusser (1985), que considera a escola como parte dos Aparelhos Ideológico do Estado (AIE) e Geraldi (2010, 2011) acerca da prática de produção textual. Os resultados apontaram que a atividade narrativa proposta pelo LDP com os roteiros, as instruções e até desenhos, quando aplicada sem a mediação do professor no processo de escrita do aluno, resultaram na homogeneização dos textos. Desse modo, este estudo contribui para compreender melhor os problemas e as dificuldades que envolvem o processo de ensino e aprendizagem da produção textual escrita no contexto escolar e também reafirma a necessidade de aperfeiçoamento da prática docente no contexto escolar.
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