O processo de interação em torno do feedback corretivo oral e a teoria sociocultural no ensino de inglês como língua estrangeira

Autores

  • Tarsila Rubin Battistella Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Marilia Dos Santos Lima UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11092

Palavras-chave:

feedback corretivo oral, teoria sociocultural, dynamic assessment, língua estrangeira.

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer algumas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE), a partir da interação em torno do feedback corretivo oral e de conceitos da teoria sociocultural, focalizando os aprendizes e a professora de um curso de Licenciatura em Letras/Inglês em uma universidade privada no sul do Brasil. Os resultados apontam que a correção é significativa no sentido de promover o ensino-aprendizagem de uma LE, ao ser realizada levando-se em consideração  fatores linguísticos, cognitivos e idiossincráticos dos aprendizes. Percebemos que o feedback corretivo e a aprendizagem da língua podem ser beneficiados pela mediação linguística e pela interação dialógica entre os envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarsila Rubin Battistella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/CAPES). Realizou seu doutorado sanduíche no campus central da Universidade Estadual da Pensilvânia - The Pennsylvania State University, USA - sob a orientação da professora Doutora Joan Kelly Hall. Possui mestrado em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/CAPES, 2010), especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (UPF, 2008) e Graduação em Letras Português/Inglês (UPF, 2005/2007). Tem experiência como professora de Inglês em cursos livres e escolas regulares. Atualmente é professora de Inglês e Português no IFRS, Campus Ibirubá. Seus interesses como pesquisadora compreendem o feedback corretivo, teoria sociocultural, dynamic assessment, crenças (emoções, afetividade), identidades, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, formação de professores e comunidades de aprendizes.

Marilia Dos Santos Lima, UNISINOS

Possui graduação em Licenciatura em Letras (inglês, português e espanhol) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Linguística (Linguística Aplicada) pela University of Reading, Inglaterra (1993). Tem pós-doutorado (2002) em Lingüística Aplicada pelo Modern Language Center do Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto, Canadá. É professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino, aprendizagem, erro, foco na forma, tarefa colaborativa e formação de professores. É parecerista dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Linguística Aplicada e Organon (UFRGS). Tem capítulos e artigos publicados e livros organizados na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Coordenou no Brasil o projeto "The isolation and integration of form-focused instruction: Views from ESL and EFL teachers and learners" em parceria com a Universidade de Toronto, Canadá. Coordena, na UNISINOS, o Grupo de Pesquisa 'A ação colaborativa e as tarefas pedagógicas no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

03-05-2017

Como Citar

RUBIN BATTISTELLA, T.; DOS SANTOS LIMA, M. O processo de interação em torno do feedback corretivo oral e a teoria sociocultural no ensino de inglês como língua estrangeira. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 52–67, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11092. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11092. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos