De que modo a gramática pode contribuir para a funcionalidade do ensino de língua materna?
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11197Palavras-chave:
Gramática, piada, significação, ensino.Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o ensino de gramática
nas aulas de língua materna dentro de uma abordagem que focaliza a
funcionalidade deste ensino. Se partirmos do princípio de que os três
pilares básicos do ensino de língua materna atuam sobre um elemento
comum, o texto, que tem como alvo a construção e a reconstrução
de significação, a sala de aula requer um espaço para uma reflexão
sobre a gramática enquanto elemento imprescindível na organização
dos enunciados, do texto. Tendo em vista essa perspectiva,situamos
inicialmente alguns pressupostos teóricos básicos da Teoria das Operações
Enunciativas de Antoine Culioli (1990, 2002) para o desenvolvimento
da reflexão tais como a concepção de linguagem enquanto atividade,
o conceito de noção, estabilidade e deformabilidade, para em seguida,
mostrarmos, a partir do agenciamento de marcas gramaticais, como se
dá a construção de sentido da piada em alguns textos que se configuram
nesse gênero. Analisaremos, assim, 12 piadas, buscando mostrar como
determinadas marcas léxico-gramaticais contribuíram para a construção
das mesmas, gerando a deformabilidade. Concomitante ao processo de
construção da piada, exploraremos sua desconstrução, demonstrando
como este tipo de atividade contribui para que o aluno perceba que
a gramática articulada ao léxico está a serviço do texto, ou seja, da
construção/desconstrução de seu sentido.
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