v. 18 n. 2 (2016)

Editorial

Artigos

  • De que modo a gramática pode contribuir para a funcionalidade do ensino de língua materna?

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11197
    Maria Auxiliadora Ferreira Lima
    7-30
  • Os processos de articulação de orações sob diferentes abordagens: um olhar para a hipotaxe adverbial

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11198
    Marta Anísia Bezerra Ramos, Camilo Rosa Silva
    31-53
  • Correspondências entre amigos pernambucanos da primeira metade do século xx: tradição discursiva e ensino-correspondence

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11201
    Aldeir Gomes da Silva, Valéria Severina Gomes
    54-78
  • Classes fonológicas e ortografia infantil

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11199
    Lourenço Chacon, Larissa Paschoal, Suellen Vaz, Isabela de Oliveira Pezarini
    79-99
  • Ler e escrever: o que a gramática tem a ver com isso?

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11202
    Ana Lima
    100-115
  • Da composição à produção textual: onde se situa o ENEM?

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205
    Emanuel Cordeiro da Silva
    116-139
  • Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11207
    Linduarte Pereira Rodrigues
    140-167
  • Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210
    Sherry Morgana Justino de Almeida
    168-183
  • Letramento em línguas estrangeiras no brasil: o projeto brafitec e sua relação fos/fou

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11211
    Joice Armani Galli
    184-203
  • O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11209
    Rafaela Rogério Cruz
    204-224
  • De maya à matrix: clarice lispector para a juventude

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11208
    Ermelinda Maria Araujo Ferreira
    225-246
  • Tradições discursivas dos exempla: da idade média aos folhetos de cordel

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11206
    Beliza Áurea de Arruda Mello
    247-275
  • Panorama da investigação dos estudos históricos e diacrônicos das línguas e dos textos

    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11204
    Maria Cristina de Assis
    276-291