v. 18 n. 2 (2016)

Editorial

Artigos

  • De que modo a gramática pode contribuir para a funcionalidade do ensino de língua materna?

    Maria Auxiliadora Ferreira Lima
    7-30
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11197
  • Os processos de articulação de orações sob diferentes abordagens: um olhar para a hipotaxe adverbial

    Marta Anísia Bezerra Ramos, Camilo Rosa Silva
    31-53
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11198
  • Correspondências entre amigos pernambucanos da primeira metade do século xx: tradição discursiva e ensino-correspondence

    Aldeir Gomes da Silva, Valéria Severina Gomes
    54-78
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11201
  • Classes fonológicas e ortografia infantil

    Lourenço Chacon, Larissa Paschoal, Suellen Vaz, Isabela de Oliveira Pezarini
    79-99
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11199
  • Ler e escrever: o que a gramática tem a ver com isso?

    Ana Lima
    100-115
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11202
  • Da composição à produção textual: onde se situa o ENEM?

    Emanuel Cordeiro da Silva
    116-139
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11205
  • Folhetos de cordel no ensino de língua materna: aspectos culturais e formação docente

    Linduarte Pereira Rodrigues
    140-167
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11207
  • Problematizações sobre pesquisa e ensino de teoria literária no Brasil

    Sherry Morgana Justino de Almeida
    168-183
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11210
  • Letramento em línguas estrangeiras no brasil: o projeto brafitec e sua relação fos/fou

    Joice Armani Galli
    184-203
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11211
  • O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário

    Rafaela Rogério Cruz
    204-224
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11209
  • De maya à matrix: clarice lispector para a juventude

    Ermelinda Maria Araujo Ferreira
    225-246
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11208
  • Tradições discursivas dos exempla: da idade média aos folhetos de cordel

    Beliza Áurea de Arruda Mello
    247-275
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11206
  • Panorama da investigação dos estudos históricos e diacrônicos das línguas e dos textos

    Maria Cristina de Assis
    276-291
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11204