O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário

Autores

  • Rafaela Rogério Cruz Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11209

Palavras-chave:

roteiro cinematográfico, gêneros literários, Glauber Rocha, tempo na narrativa.

Resumo

Glauber Rocha, numa carta a Augusto Carlos Calil expressou vontade de reunir em antologia uma série de roteiros seus. O diretor baiano e toda a sua obra cinematográfica já gozam do respeito tanto da crítica quanto do público, tendo reconhecida a sua importância na produção artístico/cultura brasileira do século XX, contudo seus roteiros, base literária dos filmes, estão ainda para ser descobertos como obra literária independente. Este artigo, através da análise da categoria tempo, tem como objetivo entender como o roteiro articula conceitos de ficção e narratividade em comparação com o romance e o drama, gêneros literários já bem estabelecidos. Com o intuito de cavar para o roteiro um lugar nos estudos literários, nossa leitura é guiada por teóricos cuja preocupação com a narrativa literária é um grande legado para a teoria e crítica, sendo alguns deles: Roland Barthes (1972), Gerárd Genette (1979) e Tzvetan Todorov (2006).

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Publicado

25-01-2017

Como Citar

CRUZ, R. R. O tempo no terceiro mundo de Glauber Rocha: o roteiro cinematográfico como gênero literário. Revista do GELNE, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 204–224, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2016v18n2ID11209. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11209. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos