A transgressão do personagem detetive nas séries televisivas “elementary” e “csi - crime scene investigation”

Autores

  • Cristina Santana Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11418

Palavras-chave:

, Narrativa Policial. Sherlock Holmes. Detetive. Séries de Televisão

Resumo

Presenciamos um crescente interesse em torno das séries de televisão, em especial as norte-americanas que atingem múltiplos mercados e têm, em sua retaguarda, uma experiência cinematográfica de sucesso. Consolida-se um acervo de pesquisas que relaciona essas séries às narrativas literárias - caso do detetive Sherlock Holmes de Arthur Donan Coyle. Procuraremos analisar como grandes produtores de Hollywood e as novas tecnologias revitalizam esse personagem criando possibilidades de manutenção e incentivo a novos leitores para o gênero policial. A breve reflexão sobre os gêneros de discurso (Bakhtin e Todorov) demonstra que sua maleabilidade pode trazer novos olhares para esse segmento literário, movimentar o cenário editorial, televisivo-cinematográfico e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Santana Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Comunicação Social(UNISA), Licenciatura em Letras Portugues Alemão(UFC), Mestre em Educação (UFC) e Doutoranda em Letras/Literatura Comparada (UFC)

Referências

ALBUQUERQUE, P. de M. O mundo emocionante do romance policial, Rio de Janeiro, Editora Francisco Alves, 1979

BAKHTIN, M. (1979). Estética da criação verbal. Tradução do Russo por Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes, 2010a.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto, 1997.

EVEN-ZOHAR, I. The Position of Translated Literature within the Literary Polysystem. Poetics Today. 1990; disponível em <http://www.tau.ac.il/~itamarez/works/books/ezpss1990.pdf, acessado em 02 jun. 2016.

FIORIN, José Luiz. Os gêneros do discurso In Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Editora Ática, 2006

FOUCAULT, Michel - História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

_____. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro, Graal, 1990a.

_____. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Graal, 1990b.

_____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

_____. As Palavras e as coisas: uma Arqueologia das Ciências Humanas. São Paulo, Martins Fontes, (2007 [1966])

HERNANDO D. CSI: Confidencial Palma de Mallorca, Dolmen, 2003.

JAKOBSON, R. Aspectos linguísticos da tradução. In Linguística e comunicação. Tradução de Izidoro Blikstein e Paulo Paes, São Paulo, Cultrix, 1991.

KEHL, Maria Rita. Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro, Imago, 1998. p. 15-16.

KRISTEVA, Júlia. Introdução à Seminálise. São Paulo, Debates, 1969.

LIPOVESTSKY, G.& SERROY J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, tradução de Eduardo Brandão, 1ª. edição, São Paulo, Companhia das Letras, 2015

LINS, Álvaro. No mundo do romance policial. São Paulo, Ministério da Educação e Saúde: Serviço de documentação, 1947. (Cadernos de Cultura).

MASSI, F. O romance policial do século XXI: manutenção, transgressão e inovação do gênero. São Paulo, Editora Cultura Acadêmica, 2011.

MOISES, Leila-Perroné. A Modernidade em ruinas In Altas Literaturas, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

MOISES. Leila-Perroné. Literatura Comparada, intertexto e antropofagia. In: Flores da escrivaninha. São Paulo. Companhia das Letras, 1990.

POE, Edgar Allan. Os assassínios da rua morgue: e outros contos. Tradução de Álvaro Plínio de Aguiar e Raul Polillo. São Paulo, Boa Ventura, 1960. (Coleção Grandes Autores).

_______________. Histórias de crime e mistério. Tradução de Geraldo Galvão Ferraz. São Paulo, Ática, 2000. Anais do SILEL. Volume 1. Uberlândia, EDUFU, 2009

TODOROV, T. Os gêneros do discurso. São Paulo, Editora Martins Fontes,1980

TOUS ROVIROSA Ana. El concepto de autor em la series norte-americanas de calid, In Autor e autoria no cinema e na televisão, José Francisco Serafim (Org.), Salvador, EDUFBA, 2009.

Downloads

Publicado

07-07-2017

Como Citar

OLIVEIRA, C. S. A transgressão do personagem detetive nas séries televisivas “elementary” e “csi - crime scene investigation”. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 78–89, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11418. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11418. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos