Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor

Autores

  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Federal de Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11442

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Documentos Oficiais. Intertextualidade.

Resumo

Com o intuito de analisar a relação intertextual existente entre os documentos oficiais de prescrição  do trabalho  do professor,  atentando  para os indícios que  interrelacionam  as estruturas discursivas às práticas sociais, faremos deste trabalho um momento de discussão acerca da relação entre discurso e poder, porque as instituições exercem por meio textos para manutenção/ajuste  de ações  coercivas  e  moldadora  de  comportamentos.    Faremos  uma  panorâmica  sobre  a  Lei  que “estabelece diretrizes e base para a educação nacional” e a “disciplina” dos Parâmetros Curriculares que deveriam nortear o trabalho do professor e as expectativas desencadeadas pelo CONAE. Conhecer os discursos que constituem os textos oficiais. Por este motivo discutiremos os textos a partir das categorias lingüísticas de gêneros, discursos e estilos, contemplando a análise intertextual e interdiscursiva possível de ser analisada   sob a teoria de proposta pela Análise do Discurso Crítica, Fairclough (2003), no livro Analysing  Discourse – Textual anaysis for social research.

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Publicado

02-03-2017

Como Citar

LIMA, A. M. P. Uma análise crítica dos documentos oficiais que prescrevem o trabalho do professor. Revista do GELNE, [S. l.], v. 12, n. 1/2, p. 126–137, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2010v12n1/2ID11442. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11442. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos