A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?

Autores

  • Josalba Ramalho Vieira UFSC

Palavras-chave:

Leitura, Poesia, Meta?foras, Interac?a?o em sala de aula de ingle?s como literatura estrangeira, Formac?a?o do professor.

Resumo

O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experie?ncia de ensino, na qual constatei um alto i?ndice de sile?ncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relac?a?o a textos poe?ticos. A primeira etapa nesta investigac?a?o envolveu a discussa?o dos possi?veis fatores desta relac?a?o problema?tica com este ge?nero textual. Desenvolvo aqui uma proposta de criac?a?o de um cena?rio de intervenc?a?o, em uma sala de aula de literatura em li?ngua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poe?ticos seguidos de discussa?o em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. Embora a proposta tenha trazido a? tona conflitos decorrentes de mudanc?as paradigma?ticas tanto no papel da especialista quanto nos pape?is dos aprendizes, a mudanc?a de postura frente ao ge?nero poesia traduziu-se na ampla negociac?a?o do sentido e na socializac?a?o das leituras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-03-2017

Como Citar

VIEIRA, J. R. A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 8, n. 1/2, p. 127–148, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos