A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?
Keywords:
Leitura, Poesia, Meta?foras, Interac?a?o em sala de aula de ingle?s como literatura estrangeira, Formac?a?o do professor.Abstract
O foco desta pesquisa foi definido a partir da minha experie?ncia de ensino, na qual constatei um alto i?ndice de sile?ncio e constrangimento por parte de alunos e professores de Letras em relac?a?o a textos poe?ticos. A primeira etapa nesta investigac?a?o envolveu a discussa?o dos possi?veis fatores desta relac?a?o problema?tica com este ge?nero textual. Desenvolvo aqui uma proposta de criac?a?o de um cena?rio de intervenc?a?o, em uma sala de aula de literatura em li?ngua estrangeira de um curso de Letras, visando prioritariamente oferecer momentos de leitura de textos poe?ticos seguidos de discussa?o em pequenos grupos mediada pela professora e/ou pela professora assistente. Embora a proposta tenha trazido a? tona conflitos decorrentes de mudanc?as paradigma?ticas tanto no papel da especialista quanto nos pape?is dos aprendizes, a mudanc?a de postura frente ao ge?nero poesia traduziu-se na ampla negociac?a?o do sentido e na socializac?a?o das leituras.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
07-03-2017
How to Cite
VIEIRA, J. R. A leitura de poesia em sala de aula: questão de gênero ou de método?. Revista do GELNE, [S. l.], v. 8, n. 1/2, p. 127–148, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11535. Acesso em: 3 jan. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.