Ensino médio: algumas reflexões em torno dos parrâmetros curriculares nacionais para a elaboração de um novo currículo
Palavras-chave:
Propostas oficiais para o ensino de li?ngua portuguesa, programas de ensino, professor.Resumo
Tendo em vista ser o professor o sujeito-leitor privilegiado das propostas curriculares nacionais de um novo projeto poli?tico-pedago?gico para o Ensino Me?dio, nosso objetivo, neste trabalho, e? tecer algumas considerac?o?es sobre essas propostas, procurando refletir sobre as dificuldades de entendimento apresentadas nesses documentos oficiais e o esforc?o dos professores para seguir a proposta sugerida pelo MEC em suas pra?ticas pedago?gicas. Percebemos isso observando alguns programas de ensino (planos de curso) de Li?ngua Portuguesa da 3a se?rie do ensino me?dio de escolas pu?blicas e particulares da cidade de Joa?o Pessoa, os quais tivemos acesso. Por acreditar que o livro dida?tico, em u?ltima insta?ncia, e? o material que norteia, de fato, o trabalho do professor, apresentaremos, ainda, uma para?frase sobre as resenhas do Cata?logo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Me?dio-PNLEM/2005: Li?ngua Portuguesa, ja? que este texto, tambe?m, e? elaborado para esse leitor: o professor.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-03-2017
Como Citar
OLIVEIRA, V. M. K. de. Ensino médio: algumas reflexões em torno dos parrâmetros curriculares nacionais para a elaboração de um novo currículo. Revista do GELNE, [S. l.], v. 7, n. 1/2, p. 127–140, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11561. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.