A língua portuguesa em Timor Leste: a persepção de estudantes timorenses

Autores

  • Socorro Cla?udia Tavares de Sousa UFPB
  • Maria Elias Soares UFC
  • Maria Erotildes Moreira e Silva UFC

Palavras-chave:

Poli?tica lingui?stica, crenc?a, ensino de li?ngua portuguesa, Timor Leste.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as poli?ticas lingui?sticas percebidas (crenc?as) dos estudantes timorenses em relac?a?o ao ensino e aprendizagem de portugue?s. Para tanto, adotamos a noc?a?o multidimensional de poli?tica lingui?stica de Spolsky (2004, 2009, 2012) e aplicamos um instrumento de coleta de dados com timorenses que estavam cursando graduac?a?o em uma universidade brasileira. A ana?lise quantitativa dos dados indico cinco blocos de crenc?as que foram considerados importantes para os estudantes, a saber: a valorac?a?o positivada li?ngua portuguesa em Timor Leste, a valorizac?a?o de um ensino tradicional e de um ensino na?o tradicional, a importa?ncia da correc?a?o do erro e a dificuldade de aprender português.

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Publicado

16-03-2017

Como Citar

SOUSA, S. C. T. de; SOARES, M. E.; SILVA, M. E. M. e. A língua portuguesa em Timor Leste: a persepção de estudantes timorenses. Revista do GELNE, [S. l.], v. 16, n. 1/2, p. 97–123, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11630. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos