A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói

Autores

  • Irene Gomes Martins UFSM
  • Ma?rcia Adriana Dias Kraemer UFSM

Palavras-chave:

Literatura, ge?nero discursivo, conto.

Resumo

Este relato?rio de pesquisaabordaos ge?neros discursivos na esfera litera?ria voltados para o trabalho docente no ensino ba?sico, sob a o?tica da Lingui?stica Aplicada e da Teoria Sociolo?gica da Linguagem. Ele vincula-se ao projeto Ana?lise lingui?stica: contextualizac?a?o a?s pra?ticas de leitura de produc?a?o textual, ligado ao grupo de pesquisa FELIP – Formac?a?o e Ensino em Li?ngua Portuguesa, da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Ao considerar os ge?neros como enunciados de natureza social, cultural e histo?rica, com tema?tica, organizac?a?o composicional e estilo concernentes a? discursividade, analisaremos, pelo vie?s das vozes bakhtinianas (BAKHTIN, 2006) e do me?todo pedago?gico de trabalho docente (GASPARIN, 2007), o conto Tema do traidor e do hero?i, de Jorge Luis Borges. Nessa perspectiva, a linguagem,considerada concreta e essencialmente dialo?gica, constitui-se de diferentes vozes instauradas no interior do discurso, as quais manifestam posic?o?es sociais e ideolo?gicas dos sujeitos envolvidos na enunciac?a?o. Logo, a opc?a?o pelo conto do escritor argentino torna-se pertinente: por ilustrar com riqueza os movimentos plurivocais, tanto de natureza interdiscursiva quanto intertextual; e por ser um material fecundo a? ana?lise no ensino de li?ngua materna, inserindo-se em uma situac?a?o social de interac?a?o, em um campo da atividade humana e com uma determinada finalidade discursiva.

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Publicado

16-03-2017

Como Citar

MARTINS, I. G.; KRAEMER, M. A. D. A seara dialógica das vozes: a análise linguística do gênero discursivo conto em tema do traidor e do herói. Revista do GELNE, [S. l.], v. 16, n. 1/2, p. 268–291, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11637. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos