Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira

Autores

  • Aline Leontina Gonc?alves Farias UECE
  • Elisandra Maria Magalha?es UECE
  • Antonia Dilamar Arau?jo UECE

Palavras-chave:

Letramento visual/multimodal, manual de ensino de li?nguas, france?s como li?ngua estrangeira.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir sobre letramento multimodal em um manual de ensino de france?s como li?ngua estrangeira (FLE) adotado por uma instituic?a?o pu?blica em Fortaleza. No artigo examinamos de que forma as atividades do livro dida?tico colaboram para o letramento visual/multimodal dos alunos. Para isso, as ana?lises sa?o baseadas em estudos sobre multimodalidade e letramento visual (KRESS; Van LEEUWEN, 2006; ALMEIDA, 2009; BRITO; PIMENTA, 2009; LEMKE, 2010; OLIVEIRA, 2006) e te?m o apoio de duas ferramentas elaboradas para o trabalho especi?fico com textos multimodais: a Grama?tica do Design Visual, de Kress e van Leuween (2006) e a ana?lise intersemio?tica ideacional, de Royce (2002). A ana?lise de uma sec?a?o desse manual, especificamente voltada para a leitura de textos multimodais, mostrou-nos uma e?nfase dada a? imagem, mas tambe?m uma compreensa?o integrada dos co?digos semio?ticos lingui?stico e image?tico. Conclui?mos que as atividades propostas poderiam contribuir para o desenvolvimento da compete?ncia comunicativa multimodal ta?o imperativa em nossa era.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-03-2017

Como Citar

FARIAS, A. L. G.; MAGALHA?ES, E. M.; ARAU?JO, A. D. Letramento visual/multimodal : análise de um manual de ensino de Francês como Língua estrangeira. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11638. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos