O ensino de ortografia e a consciência fonológica e metalinguística
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11846Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, Ortografia, Consciência Fonológica, Consciência MetalinguísticaResumo
Este artigo discute o processo de ensino e aprendizagem da ortografia brasileira, a partir da aquisição/construção da consciência fonológica e metalinguística com alunos das séries iniciais. Após uma série de oito atividades envolvendo a ortografia com um aluno do quinto ano, chega-se ao resultado de que a frequência, a sistematicidade e a consistência são etapas imprescindíveis ao trabalho docente para desenvolver a consciência ortográfica junto aos alunos, sobretudo àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita.Downloads
Referências
AKHMANOVA, Olga S. Slovar linguistitcheskikh terminov. Moskva: Uyschaya Chkola, 1969.
ANDERSON, John. The architecture of cognition. Cambridge, MA: Havard University Press, 1983.
BARRERA Sylvia Domingos; MALUF, Maria Regina. Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental, Revista Psicologia: reflexão e crítica, n. 16, v. 3, 2003, p. 491-502.
CAPOVILA, Alessandra Gotugo Seabra; CAPOVILA, Fernando César; SOARES, Joceli Vergínia Toledo. Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita, Revista Psico, USF, n. 1, 2004, p. 39-47.
FEDORENKO, Leonid P. Printsipy obutcheniya yazyku: posobiye dlia utchiteley. Moskva: Pros Vechtcheniye, 1975.
FREITAS, Maria Jõao; ALVES, Dina; COSTA, Teresa. A consciência fonológica. Brochura elaborada pelo Programa Nacional do Ensino de Português – PNEP, Portugal. Sem local. Sem editora. Sem data. Disponível in http://alicerces.espjs.edu.pt/documentos/formacao/lp/documentos/4_sessao/brochura_consciencia_fonologica.pdf, capturado em 16 de dezembro de 2016.
GARCÍA, Jésus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Trad. Jussara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GOMBERT, Jean Eemile. Atividades metalinguísticas e aprendizagem da leitura. In MALUF, M. R. (Org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática de alfabetização. São Paulo: 2003, p. 19-64. (Casa do Psicólogo)
MORAIS Antonio Manuel Pamplona. A relação entre consciência fonológica e as dificuldades de leitura. São Paulo: Editora Vetor, 1997.
PLIÁSSOVA, Iana Vladmirovna. Manifestações da consciência (meta)linguística na escrita escolar, Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, 2005.
REGO, Lúcia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas, Revista Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, n. 2, v. 10, 1997, p. 491-502.
SALLES, Jerusa Fumagalli de; JOU, Graciela Inchausti de.; STEIN, Lílian Milnitsky. O paradigma de primming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras, Revista Interação em Psicologia, n. 11, v. 1, Curitiba, 2007, p. 71-80.
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a Psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
SILVA, Alexsandro; MORAIS, Artur Gomes de; MELO, Kátia Leal Reis de (Orgs.).Ortografia em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SNOWLING, Margaret; STACKHOUSE, Joy. (Orgs.). Dislexia, fala e linguagem: um manual profissional. Trad. Magda Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever: perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 1994.
TOASA, Gisele. Conceito de consciência em Vigotsky, Revista Psicologia, USP, n. 2, v. 17, 2006, p. 59-83.
TUNMER, William E.; HERRIMAN, M.; NESDALE, Andrew R. Metalinguistic abilities and beginning reading, Reading Research Quartely, n. 23, 1988, p. 134-158.
VAN LIER, Leo. Interaction in the language curriculum: awareness, autonomy and authenticity. London: Logman, 1999.
VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: Português 5º ano ensino fundamental. São Paulo: Editora SM, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.