O ensino de ortografia e a consciência fonológica e metalinguística

Autores

  • Antonio de Pádua Dias da Silva Universidade Estadual da Paraíba - Mestrado Profissional em Formação de Professores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11846

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Ortografia, Consciência Fonológica, Consciência Metalinguística

Resumo

Este artigo discute o processo de ensino e aprendizagem da ortografia brasileira, a partir da aquisição/construção da consciência fonológica e metalinguística com alunos das séries iniciais. Após uma série de oito atividades envolvendo a ortografia com um aluno do quinto ano, chega-se ao resultado de que a frequência, a sistematicidade e a consistência são etapas imprescindíveis ao trabalho docente para desenvolver a consciência ortográfica junto aos alunos, sobretudo àqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita.

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Biografia do Autor

Antonio de Pádua Dias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - Mestrado Profissional em Formação de Professores

Pesquisador do Mestrado Profissional em Formação de Professores. Professor do Departamento de Letras e Artes. Doutor em Letras.

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Publicado

26-06-2017

Como Citar

SILVA, A. de P. D. da. O ensino de ortografia e a consciência fonológica e metalinguística. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 33–48, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11846. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11846. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos