Sequência didática para o ensino da escrita de textos nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11861Palavras-chave:
sequência didática, ação docente, produção escrita.Resumo
O presente estudo versa sobre a necessidade de se encarar o ato de escrever como uma habilidade que deve ser sistematizada e contextualizada, de modo a trazer significação dentro da sala de aula. Amparando-se na noção da Escola de Genebra para o ensino da produção textual (oral e escrita) por meio de sequências didáticas, trouxemos a descrição e a análise de uma sequência didática elaborada por uma docente para o trabalho com a escrita em um 5º ano (anos iniciais do Ensino Fundamental), de uma escola municipal da cidade do Recife/ PE. Para fomentar as discussões teóricas e alicerçar as análises nos baseamos nos estudos genebrinos (BRONCKART, 1999; PASQUIER; DOLZ, 2002; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, [2001] 2004); e em outras vozes comentadoras sobre a noção de sequências didáticas (ROJO, 2013) e sobre o ensino da escrita de textos (GERALDI, 1997; SOARES, 2001).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.