Sequência didática para o ensino da escrita de textos nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11861

Palavras-chave:

sequência didática, ação docente, produção escrita.

Resumo

O presente estudo versa sobre a necessidade de se encarar o ato de escrever como uma habilidade que deve ser sistematizada e contextualizada, de modo a trazer significação dentro da sala de aula. Amparando-se na noção da Escola de Genebra para o ensino da produção textual (oral e escrita) por meio de sequências didáticas, trouxemos a descrição e a análise de uma sequência didática elaborada por uma docente para o trabalho com a escrita em um 5º ano (anos iniciais do Ensino Fundamental), de uma escola municipal da cidade do Recife/ PE. Para fomentar as discussões teóricas e alicerçar as análises nos baseamos nos estudos genebrinos (BRONCKART, 1999; PASQUIER; DOLZ, 2002; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, [2001] 2004); e em outras vozes comentadoras sobre a noção de sequências didáticas (ROJO, 2013) e sobre o ensino da escrita de textos (GERALDI, 1997; SOARES, 2001).

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Biografia do Autor

amanda Jose Dantas Silva, Universidade federal de Pernambuco

Mestre em Linguística pela UFPE, especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola (UFPE), graduada em Letras (Português/ Espanhol) (UFPE), formação em docência em nível médio. Atualmente, trabalha na função Técnico Pedagógica como formadora de professores na área de Língua Portuguesa da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Tem experiência na área de alfabetização, coordenação e pesquisa na área de Linguística Aplicada demonstrada com participações em congressos e seminários, regionais, nacionais e internacionais. Publica anualmente artigos em revistas especializadas e trabalhos em anais de eventos.

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Publicado

11-08-2017

Como Citar

DANTAS SILVA, amanda J. Sequência didática para o ensino da escrita de textos nos anos iniciais. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 159–172, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n2ID11861. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11861. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos