Identidade e escrita: uma análise discursiva crítica sobre a produção de portfólio na universidade
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n1ID11996Palavras-chave:
identidade, práticas de escrita, portfólio.Resumo
O objetivo deste trabalho é promover reflexões sobre as práticas de ensino da escrita na universidade. Baseando-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica, doravante ADC (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2001, 2003), associada à filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998) e dos estudos culturais (GIDDENS, 2002; HALL, 2006), o trabalho focaliza as práticas de produção escrita no contexto universitário, mais especificamente as práticas de escrita envolvendo a produção de portfólio e sua relação com a (re)construção de identidades no curso de licenciatura em Letras da Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. O trabalho, de natureza qualitativa (BAUER & GASKELL, 2011; FLICK, 2009), apresenta análise discursiva de um portfólio produzido na disciplina Prática de Textos, considerando especialmente o significado identificacional do discurso conforme propõe Fairclough (2003). A análise aponta que a produção de diferentes gêneros acadêmico-científicos para compor o portfólio (macrogênero), vinculada às práticas de reescrita, em um trabalho colaborativo com a docente, pode contribuir para ampliar a autonomia linguística e discursiva do graduando e seu fortalecimento identitário.Downloads
Referências
AMARAL, Maria João. O papel dos “portfolios” reflexivos na formação complementar. In: SÁ-CHAVES, Idália (org.). Os “portfólios reflexivos (também) trazem gente dentro”: reflexões em torno do seu uso na humanização dos processos educativos. Portugal: Porto Editora, 2005, p. 68-82.
BARROS, Solange Maria de. Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. Campinas-SP: Pontes, 2015.
BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura e produção de textos: limites e relações intersubjetivas. In: KALIL, Eduardo (org.). Trilhas da escrita: autoria, leitura e ensino. São Paulo: Cortez, 2007. p. 159-170.
BHASKAR, Roy. Philosophy and scientific realism. In: ARCHER, Margaret et alii. Critical realism: essential readings. London: Routledge, 1998.
BAUER, Martin & GASKELL, George. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 9.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011.
CHOULIARAKI, Lilie & FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analisy. Edinburgh University Press, 1999.
DIAS, Juliana de Freitas. O processo de leitura e escrita na universidade: escrita criativa autoral. Trabalho completo publicado no Congresso de Humanidades, UnB, 2015.
DIAS, Juliana de Freitas & VIEIRA, Ana. Escrita criativa autoral: discursos e identidades em jogo. Curso e projeto de extensão, UnB, 2015.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Coordenadora de tradução: Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
____. Analysing Discourse: textual analisys for social research. London: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH, Norman; JESSOP, Bob; SAYER, Andrew. Critical realism and semiosis. In: JOSEPH, Jonathan & ROBERTS, John Michael. Realism discourse and deconstruction. London and New York: Routledge, 2004.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
HALL, Stuart. A identidade em questão. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LUNAR, Lisette. El portafolio: estrategia para evaluar la producción escrita en inglés por parte de estudiantes universitarios. Nucleo 24. 2007, p. 63-96.
MARTIN, James; ROSE, David. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.
PAULINO, Graça. WALTY, Ivete; CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: teoria e prática. 6.ed. São Paulo: Formato, 2010.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso (para a) Crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de Pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade. Vol. 26. n. 90, jan/abr, Campinas-SP, 2005, p. 291-306.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.