Análise semiótica de mapas das eleições presidenciais de 2014: fraturas no discurso da identidade nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12622

Palavras-chave:

identidade nacional, eleições presidenciais, discurso político, sociossemiótica

Resumo

Este trabalho analisa, sob a perspectiva da semiótica discursiva, suas produções relativas a uma semiótica do espaço e estudos sobre a identidade na contemporaneidade, seis dos muitos mapas divulgados na mídia digital e impressa imediatamente após o resultado das eleições para presidente do Brasil, nas votações em segundo turno, em outubro de 2014. Trazemos aqui linhas mestras de uma reflexão inicial sobre o modo de representar o país, recortando-o a partir das opções político-ideológicas. Entendemos os mapas como significantes a serem interpretados, enunciados que deixam ver, ainda que sob a aparência da referencialidade e do efeito de evidência, a perspectiva do enunciador que enuncia uma percepção particular/social de uma fatia do mundo. Para isso ainda contam os enunciados que os acompanham, ao traduzirem em palavras os números das votações, traduzindo ao mesmo tempo uma sanção sobre os resultados do pleito nacional. 

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Biografia do Autor

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora dos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL), Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), da UFT.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

SILVA, L. H. O. da. Análise semiótica de mapas das eleições presidenciais de 2014: fraturas no discurso da identidade nacional. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 166–177, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12622. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12622. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos