Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, do espaço e dos materiais escolares
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12708Palavras-chave:
Projetos de letramento, Escrita, Ensino-aprendizagem.Resumo
Um dos pontos-chave dos projetos de letramento é o seu funcionamento, alinhado à dinâmica das práticas sociais que ocorrem em diversos contextos. Com base nisso, objetivamos empreender uma discussão voltada a entender como o processo de escrita cotidiana de alunos do ensino médio externo à escola pode inspirar o desenvolvimento de ações de ensino-aprendizagem ancoradas em projetos de letramento, especificamente no que tange à extrapolação dos horários, lugares e recursos específicos da sala de aula e da escola. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Heath (1982), Kleiman (1995, 2000, 2007), Oliveira (2008, 2010a, 2010b), Oliveira; Tinoco e Santos (2014) e Santos (2012), explicitamos os conceitos de letramento, gêneros, projetos de letramento, entre outros. A geração dos dados ocorreu por meio de uma entrevista endereçada a alunos do ensino médio, que falaram sobre suas práticas de escrita, suas formas de produção, a regularidade de usos e os recursos referentes a essas práticas. Como resultado, nossas reflexões contribuíram para o entendimento de que as práticas de escrita dos alunos que ocorrem fora do espaço escolar podem representar importantes fontes de inspiração para o delineamento e a execução de projetos de letramento.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 45, p. 66-71, 1983.
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, pp. 7-15, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.
HEATH, S. B. Protean shapes in literacy events: Ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, D. (Ed.). Spoken and written language: Exploring orality and literacy. Norwood, N.J: Ablex, pp. 91-117,1982.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de Língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez, 2007.
_____________. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Org.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, p. 223-243, 2000.
_____________. Apresentação. In: KLEIMAN, A; SIGNORINI, I. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, p.07- 11, 1995.
MOITA-LOPES, L. P. Etnografia crítica: um paradigma de pesquisa em Linguística Aplicada. Intercâmbio Puc SP, v 03, p. 1-16, 1993.
OLIVEIRA, M. do S. Projetos, uma prática de letramentos no cotidiano do professor de língua materna. In: OLIVEIRA, M. do S.; KLEIMAN, A. Letramentos múltiplos: agentes, prática, representações. Natal, RN: EDUFRN, p. 93-118, 2008.
_____________. Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010a.
_____________. O Papel do Professor no Espaço da Cultura Letrada: do mediador ao agente de letramento. In: SERRANI, Silvana (Org.). Letramento, Discurso e Trabalho Docente. Vinhedo: Editora Horizonte, p. 40-55, 2010b.
_______________. Variação cultural e ensino/aprendizagem de língua materna: os projetos de letramento em comunidades de aprendizagem. In: VÓVIO, C.; SITO, L.; DE GRANDE, P. (Orgs.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisas em linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 121-140, 2010c.
OLIVEIRA, M. S.; TINOCO, G. M. A. M.; SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. 2 ed. Natal: EDUFRN, 2014.
SANTOS, I. B. A. Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.