Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, do espaço e dos materiais escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12708

Palavras-chave:

Projetos de letramento, Escrita, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Um dos pontos-chave dos projetos de letramento é o seu funcionamento, alinhado à dinâmica das práticas sociais que ocorrem em diversos contextos. Com base nisso, objetivamos empreender uma discussão voltada a entender como o processo de escrita cotidiana de alunos do ensino médio externo à escola pode inspirar o desenvolvimento de ações de ensino-aprendizagem ancoradas em projetos de letramento, especificamente no que tange à extrapolação dos horários, lugares e recursos específicos da sala de aula e da escola. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Heath (1982), Kleiman (1995, 2000, 2007), Oliveira (2008, 2010a, 2010b), Oliveira; Tinoco e Santos (2014) e Santos (2012), explicitamos os conceitos de letramento, gêneros, projetos de letramento, entre outros. A geração dos dados ocorreu por meio de uma entrevista endereçada a alunos do ensino médio, que falaram sobre suas práticas de escrita, suas formas de produção, a regularidade de usos e os recursos referentes a essas práticas. Como resultado, nossas reflexões contribuíram para o entendimento de que as práticas de escrita dos alunos que ocorrem fora do espaço escolar podem representar importantes fontes de inspiração para o delineamento e a execução de projetos de letramento.

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Biografia do Autor

Arisberto Gomes de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e mestre em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Atua como professor regente desde o ano de 1997.

Maria do Socorro Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2006-2007) sob a supervisão da Profa. Dra. Angela Bustos Kleiman. É professora Titular das áreas de Linguística e Linguística Aplicada e líder do grupo de pesquisa 'Letramento e Etnografia' na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de estudo: letramentos, formação docente e gênero discursivo.

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

SOUZA, A. G. de; OLIVEIRA, M. do S. Os projetos de letramento como instrumentos de ressignificação do tempo, do espaço e dos materiais escolares. Revista do GELNE, [S. l.], v. 19, p. 139–154, 2017. DOI: 10.21680/1517-7874.2017v19n0ID12708. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/12708. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos