Modalização dos sujeitos no processo de formação de leitores: uma análise semiótica do gosto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID13776

Resumo

Este trabalho investiga o processo de formação de leitores dos acadêmicos em turmas de uma licenciatura em Letras, analisando a competência modal desses sujeitos. Para análise, foram considerados diários de campo produzidos em um estágio em docência na disciplina de letramento literário e dados de uma pesquisa sobre prática de leitura no ensino superior, sendo focalizada a relação dos acadêmicos com a literatura. Embora fossem privilegiadas no curso as discussões teóricas sobre políticas de ensino, observou-se que não foi contemplado o contato com o texto literário no percurso de formação daqueles estudantes. São mobilizadas as contribuições da teoria literária, mais precisamente, as discussões sobre a recepção da leitura pelos sujeitos em diversos contextos sociais, e da semiótica discursiva, mobilizando a sintaxe do nível narrativo para analisar a relação do leitor com o objeto literário e as categorias de interação postuladas pela sociossemiótica. Considerando as competências do sujeito, o leitor quer, mas não sabe, pode ou deve entrar em contato com a literatura. Ainda que o texto literário seja considerado pelos licenciandos como um objeto-valor, o efetivo contato com a literatura acontece em circunstâncias pouco favoráveis à formação do gosto pelo estético, tendo em vista o pragmatismo das demandas da escolarização da leitura, além da idealização do ato de ler, concebido como distanciado da vida real e das necessidades cotidianas. A leitura de literatura vai sendo circunscrita, portanto, como uma habilidade cada vez mais atrelada aos grupos de maior privilégio social. O saber ler não constitui um gostar, sentir prazer na leitura ou apreciar as qualidades estéticas de um texto. Além das discussões teóricas acerca do ensino de literatura, é emergente a necessidade de privilegiar o letramento literário dos professores em formação inicial, tendo em vista que esses sujeitos, futuros mediadores de leitura, em alguns casos, ainda não são leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, na Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult)

Downloads

Publicado

23-05-2019

Como Citar

REIS, N. V. dos; SILVA, L. H. O. da. Modalização dos sujeitos no processo de formação de leitores: uma análise semiótica do gosto. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 190–201, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID13776. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/13776. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos