O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre

Autores

  • Maiara Rosa Viegas

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14367

Resumo

A língua inglesa é, hoje, considerada uma ferramenta do mundo globalizado, servindo para a comunicação internacional, independentemente dos seus falantes serem nativos ou não-nativos. Este trabalho objetiva analisar em que medida nove cursos de idiomas em Porto Alegre contemplam as questões do inglês como língua internacional (ILI) e qual o papel do professor falante nativo neste cenário. Para isto, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas foram entrevistados, principalmente através de questionários. Os resultados mostraram que os cursos estão cientes da importância do inglês como ferramenta para a comunicação internacional, mas não demonstraram estar a par das discussões e implicações intrínsecas ao conceito de ILI. Além disso, observou-se que o mito do falante nativo parece estar enfraquecido, ao menos nas escolas de maior representatividade comercial em Porto Alegre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

ROSA VIEGAS, M. O inglês como língua internacional e o papel do falante nativo: um estudo em cursos de línguas em porto alegre. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 3–15, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14367. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14367. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos