A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como l2

Autores

  • Almir Anacleto de Araujo Gomes Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Rubens Marques de Lucena Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID14396

Resumo

Este estudo descreve e analisa o processo variável de inserção da vogal [?] epentética em palavras iniciadas por encontros consonantais na língua inglesa por aprendizes brasileiros, do estado da Paraíba, de inglês como segunda língua (L2), tendo como base pesquisas realizadas a respeito desse fenômeno como: Escartín (2005) com aprendizes hispânicos de inglês como LDE e fenômenos semelhantes Cardoso (2004, 2008, 2009). O objetivo dessa pesquisa é, então, identificar a frequência da ocorrência de inserção da vogal de apoio na posição inicial das palavras em língua inglesa que se iniciam com um dos seguintes clusters /sp/, /st/, /sk/, /sl/, /sm/, e /sn/ por aprendizes brasileiros de inglês como L2. O corpus da pesquisa é constituído por 18 informantes paraibanos, aprendentes de inglês como LDE, pertencentes aos níveis de proficiência na LDE: básico, intermediário e avançado. Para a coleta dos dados de fala foi gravada a leitura de vinte e oito frases e um texto em inglês. O tratamento estatístico mostra, em ordem decrescente de significância, que as variáveis sonoridade do cluster, nível de proficiência, consciência fonológica do informante, contexto precedente ao cluster são as que se mostram mais relevantes à realização da epêntese vocálica inicial em cluster sC.

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Publicado

02-08-2019

Como Citar

GOMES, A. A. de A.; LUCENA, R. M. de. A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como l2. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 97–111, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID14396. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/14396. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigos