v. 21 n. 2 (2019)

Artigos

  • Apresentação do número

    Sulemi Fabiano, Maria da Penha Alves
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID19999
  • Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa

    Mhdi Ibrahim Bader Khun, Cristiane Fuzer
    3-17
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16117
  • Implicações pedagógicas do programa idiomas sem fronteiras no desenvolvimento profissional de professores/as em formação no NUCLI-UFPB

    Fábio Alexandre Silva Bezerra, Priscilla Thuany Cruz Fernandes da Costa, Ana Gêrda Magalhães Ávila Paz Moreira
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17990
  • Pathos e argumentação como empoderamento no RAP

    Bruna Fernandes Barros
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID14365
  • Nasalização fonética no português brasileiro: uma revisão sistemática de literatura

    Ana Maria Santos de Mendonça, Alan Jardel de Oliveira
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17929
  • Personagens despedaçados: o trauma em a desumanização, de Valter Hugo Mãe

    Lilian Greice dos Santos Ortiz da Silveira, Ariane Ávila Neto de Farias
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18222
  • A A “inclusão” de homoafetivos na emergência do novo capitalismo: anúncios publicitários e os novos estudos de letramento na escola reflexiva. ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E OS NOVOS ESTUDOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA REFLEXIVA.

    Humberto Silva de Lima
    70-85
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID15467
  • Entre a “Grande Mãe” e a “Musa”, a “Louca”: embate de gênero e estereótipos na campanha publicitária “snickers, você não é você quando está com fome” EMBATE DE GÊNERO E ESTEREÓTIPOS NA CAMPANHA PUBLICITÁRIA “SNICKERS, VOCÊ NÃO É VOCÊ QUANDO ESTÁ COM FOME”

    Dulce Elena Coelho Barros, Lorena Martins Pedroso Almeida, Sarah Mariana Longo Carrenho Cocato
    86-96
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID15892
  • A vogal epentética inicial em encontros consonantais /sc/ por aprendizes de inglês como l2

    Almir Anacleto de Araujo Gomes, Rubens Marques de Lucena
    97-111
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID14396
  • O ensino de gramática: reflexões e propostas

    Fábio Araújo Oliveira
    112-125
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18036
  • Estudo das construções condicionais em dois livros didáticos sob a perspectiva funcionalista

    Rafael Petermann, Rosangela Jovino Alves
    126-139
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17816
  • A Moça Tecelã: uma análise semiótica do conto de Marina Colasanti

    Clodoaldo Sanches Fófano, Sonia Maria da Fonseca Souza, Eliana Crispim França Luquetti
    140-150
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID15963
  • Impeachment ou golpe? referenciação, orientação argumentativa e contexto em um debate da TV Folha

    João Pedro Lobo Antunes, Erik Fernando Miletta Martins
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID16114
  • Construção da identidade interseccional: uma análise crítica do discurso sobre mudanças sociais e discursivas de/para mulheres surdas

    Cleide Emilia Faye Pedrosa
    165-177
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID17030
  • A recategorização metafórica no debate político

    Janyellen Martins Santos, Maria Francisca Oliveira Santos
    178-188
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18611
  • Perspectivas metacognitivas e metalinguísticas para o ensino de leitura e escrita em língua materna

    Patricia Ferreira Botelho, Fabiana Esteves Neves
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID16129
  • Leitura e mediação: uma análise das estratégias de mediação utilizadas em uma aula de leitura no 6º ano do ensino fundamental

    Ruthlana Dutra Nogueira, Maria Nazareth de Lima Arrais
    202-213
    DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID18538