Formas Alternantes do Presente do Subjuntivo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID14793Palavras-chave:
Presente do subjuntivo, Formas alternantes do presente do subjuntivo, Morfologia, Sintaxe.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar o uso corrente de formas verbais em enunciados nos quais a expectativa de uso seria de formas do presente do subjuntivo, mas, efetivamente, acabam sendo produzidas outras formas morfológicas. Tal expectativa baseia-se na distinção dos modos, considerando que o indicativo mostra, em geral, posicionamento de certeza do falante em relação a seu dizer e o modo subjuntivo revela um posicionamento de incerteza. Limitamos nossa análise às formas verbais do indicativo e do subjuntivo no tempo presente. Os dados apresentados são todos registros de fala de indivíduos em situação não monitoradas, ou seja, são fragmentos de conversas espontâneas. Para quem tem uma expectativa de uso, nos enunciados da língua, de formas verbais ora no presente do indicativo, ora no presente do subjuntivo, a escuta de enunciados registrando o presente do indicativo, por exemplo, em substituição ao presente do subjuntivo chama a atenção. A troca, em alguns registros de fala, é respaldada pelo conteúdo semântico do verbo e/ou por formas adverbiais em coocorrência com o verbo no presente do indicativo. Mas não se limita a essas possibilidades.r
Downloads
Referências
ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática metódica da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2008.
BITTENCOURT, Diana Liz Reis de. O uso do futuro do subjuntivo: variação e frequência. Interdisciplinar: Revista de Estudos de Língua e Literatura. Ano VII, v.16, jul-dez de 2012. p. 117-130
BYBEE, Joan. Frequency of use and the organization of language. New York: Oxford University Press, 2007.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova Gramática do Português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2010.
CUNHA, Celso Ferreira da; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexicon, 2008.
MATEUS, Maria Helena Mira; BRITO, Ana Maria; DUARTE, Inês silva; FARIA, Isabel Hub. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 1983.
MATTOSO CAMARA JR., Joaquim. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1992.
PERINI, Mário Alberto. Gramático do Português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.