Oralidade e escrita na produção de textos narrativos de alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15422Resumo
Neste artigo, analisamos a presença de recursos da oralidade em narrativas escritas de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental II e como esses mesmos recursos podem ser mobilizados para facilitar o domínio da produção escrita, através da retextualização e reescrita. A base teórica se fundamenta na concepção de linguagem bakhtiniana, na proposta de interação entre leitura, produção textual e análise linguística de Geraldi (2012,2013), nos estudos de formulação textual da oralidade e escrita de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010) e na pesquisa de Belintane (2013) sobre a influência da tradição oral no processo de alfabetização e produção textual. Para concretizar este trabalho, foi escolhida uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental II de uma escola pública do Município de Uberaba/MG. Basicamente, o método utilizado na produção e seleção dos dados é o indiciário, pois permite ter uma percepção do detalhe linguístico que define a presença da oralidade nas narrativas escritas. A proposta de intervenção visando o ensino da escrita teve duração de um semestre. Na primeira etapa, apresentada e analisada neste artigo, a narrativa oral serviu de base para a construção de um relato escrito. De posse dessa produção, procedemos à análise, definindo os indícios de oralidade nas narrativas escritas e o planejamento de uma sequência de atividades pedagógicas, composta de um estudo comparativo das duas modalidades, retextualização de um texto oral, reescrita de pequenos trechos de textos da turma, estudo de alguns casos de pontuação e ortografia, concluindo-a com a reescrita do primeiro texto pelo próprio aluno.
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