Oralidade e escrita na produção de textos narrativos de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Odília Olinda Vieira UFTM
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15422

Resumo

Neste artigo, analisamos a presença de recursos da oralidade em narrativas escritas de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental II e como esses mesmos recursos podem ser mobilizados para facilitar o domínio da produção escrita, através da retextualização e reescrita. A base teórica se fundamenta na concepção de linguagem bakhtiniana, na proposta de interação entre leitura, produção textual e análise linguística de Geraldi (2012,2013), nos estudos de formulação textual da oralidade e escrita de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010) e na pesquisa de Belintane (2013) sobre a influência da tradição oral no processo de alfabetização e produção textual. Para concretizar este trabalho, foi escolhida uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental II de uma escola pública do Município de Uberaba/MG. Basicamente, o método utilizado na produção e seleção dos dados é o indiciário, pois permite ter uma percepção do detalhe linguístico que define a presença da oralidade nas narrativas escritas. A proposta de intervenção visando o ensino da escrita teve duração de um semestre. Na primeira etapa, apresentada e analisada neste artigo, a narrativa oral serviu de base para a construção de um relato escrito. De posse dessa produção, procedemos à análise, definindo os indícios de oralidade nas narrativas escritas e o planejamento de uma sequência de atividades pedagógicas, composta de um estudo comparativo das duas modalidades, retextualização de um texto oral, reescrita de pequenos trechos de textos da turma, estudo de alguns casos de pontuação e ortografia, concluindo-a com a reescrita do primeiro texto pelo próprio aluno.  

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Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008) - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon ? L?ENS LSH. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009). É organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. Foi coordenadora institucional do Pibid no período de 07/2011 a 08/2015. Atualmente é diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais. É docente permanente do Programa de Mestrado em Educação e do Profletras da UFTM. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Análise do Discurso e Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da escrita e leitura; formação de professores.

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Publicado

04-02-2019

Como Citar

VIEIRA, O. O.; BARBOSA, M. V. Oralidade e escrita na produção de textos narrativos de alunos do ensino fundamental. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 111–126, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15422. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15422. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos