A poética hiper-regional do “sertão” de rosa no “chão” de Saramago
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1ID15458Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a verificação de que a estética regionalista não foi extinta das literaturas de língua portuguesa, mas se transformou em uma nova poética denominada hiper-regional (ou estética hiper-regionalista), tal como aponta Marli Fantini Scarpelli (2003). A metodologia utilizada para a verificação dessa poética (ou estética) foi a da Literatura Comparada – tomando como referências iniciais as obras Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa e o Romance d’A Pedra do Reino de Ariano Suassuna para se verificar a presença de características semelhantes na obra Levantado do Chão de José Saramago. Nosso trabalho parte, inicialmente, das verificações de Antonio Candido em seu texto “Literatura e subdesenvolvimento” (CANDIDO, 1989), para se guiar principalmente pelas teorias de gênero literário e cronotopo de BAKHTIN (1998) e do neobarroquismo de Josina Nunes Drumond (2008). Com a finalidade de contribuir para a ampliação dos estudos literários ao fato regional que adquire caracteres universais – proposta maior dessa poética.
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