A poética hiper-regional do “sertão” de rosa no “chão” de Saramago

Autores

  • Peterson Martins Alves Araújo UPE

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1ID15458

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a verificação de que a estética regionalista não foi extinta das literaturas de língua portuguesa, mas se transformou em uma nova poética denominada hiper-regional (ou estética hiper-regionalista), tal como aponta Marli Fantini Scarpelli (2003). A metodologia utilizada para a verificação dessa poética (ou estética) foi a da Literatura Comparada – tomando como referências iniciais as obras Grande sertão: veredas de Guimarães Rosa e o Romance d’A Pedra do Reino de Ariano Suassuna para se verificar a presença de características semelhantes na obra Levantado do Chão de José Saramago. Nosso trabalho parte, inicialmente, das verificações de Antonio Candido em seu texto “Literatura e subdesenvolvimento” (CANDIDO, 1989), para se guiar principalmente pelas teorias de gênero literário e cronotopo de BAKHTIN (1998) e do neobarroquismo de Josina Nunes Drumond (2008). Com a finalidade de contribuir para a ampliação dos estudos literários ao fato regional que adquire caracteres universais – proposta maior dessa poética.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

ARAÚJO, P. M. A. A poética hiper-regional do “sertão” de rosa no “chão” de Saramago. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 285–295, 2018. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n1ID15458. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15458. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Leituras de Antonio Candido