A A “inclusão” de homoafetivos na emergência do novo capitalismo: anúncios publicitários e os novos estudos de letramento na escola reflexiva.

ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E OS NOVOS ESTUDOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA REFLEXIVA.

Autores

  • Humberto Silva de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n2ID15467

Resumo

Tendo como base a perspectiva da “virada cultural”, os novos estudos de letramento têm motivado movimentos convergentes para a desconstrução da ideia de que certos estados de coisas são considerados “normais”, enquanto outros são “desviantes” ou “marginais”, no que tange às práticas de letramento e sua produção e recepção. Nesse âmbito, o objetivo deste artigo é, por meio da análise do discurso crítica, proposta por Norman Fairclough (2001), discutir como a voz dos homoafetivos pode ser legitimada na multissemioticidade do gênero discursivo anúncio publicitário, ainda que essa legitimação seja posta em relevo pelos interesses do novo capitalismo na era pós-moderna.

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Publicado

02-08-2019

Como Citar

DE LIMA, H. S. A A “inclusão” de homoafetivos na emergência do novo capitalismo: anúncios publicitários e os novos estudos de letramento na escola reflexiva. : ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E OS NOVOS ESTUDOS DE LETRAMENTO NA ESCOLA REFLEXIVA. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 70–85, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n2ID15467. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15467. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos