O tempo e o espaço no texto literário: perspectivas para o ensino da leitura
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15785Resumo
Este estudo, interessado nas reflexões sobre o ensino da leitura literária e nas ideias sobre tempo e espaço, busca refletir sobre o papel do leitor na construção de sentidos do texto, através da análise da constituição espaço-temporal da obra “Barbáro” (2013), do autor/ilustrador Renato Moriconi. Para tanto, desenvolvemos uma análise interpretativista da obra, ancorada nas discursões sobre o ensino da leitura Literária (BRASIL (2006); ECO (2003); COSSON (2010)), bem como nas teorizações do Círculo de Bakhtin e de teórico contemporâneos sobre cronotopo (BAKHTIN (2014; 2018); BEMONG at al (2015); MACHADO (2010); MORSON; EMERSON (2008)). Os resultados apontam que para formar um leitor crítico e autônomo é preciso levá-lo a refletir não apenas sobre os significados do texts, como também sobre outros sentidos que somente são percebidos quando partimos da sua constituição espaço-temporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.