O tempo e o espaço no texto literário: perspectivas para o ensino da leitura

Autores

  • ALBANYRA DOS SANTOS SOUZA UFRN/IFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15785

Resumo

Este estudo, interessado nas reflexões sobre o ensino da leitura literária e nas ideias sobre tempo e espaço, busca refletir sobre o papel do leitor na construção de sentidos do texto, através da análise da constituição espaço-temporal da obra “Barbáro” (2013), do autor/ilustrador Renato Moriconi. Para tanto, desenvolvemos uma análise interpretativista da obra, ancorada nas discursões sobre o ensino da leitura Literária (BRASIL (2006); ECO (2003); COSSON (2010)), bem como nas teorizações do Círculo de Bakhtin e de teórico contemporâneos sobre cronotopo (BAKHTIN (2014; 2018); BEMONG at al (2015); MACHADO (2010); MORSON; EMERSON (2008)). Os resultados apontam que para formar um leitor crítico e autônomo é preciso levá-lo a refletir não apenas sobre os significados do texts, como também sobre outros sentidos que somente são percebidos quando partimos da sua constituição espaço-temporal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-03-2019

Como Citar

SOUZA, A. D. S. O tempo e o espaço no texto literário: perspectivas para o ensino da leitura. Revista do GELNE, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 177–189, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15785. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15785. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos