O desenvolvimento da competência intercultural de alunos de Letras por meio do contato com assistentes de ensino americanas

Autores

  • Anelise Fonseca Dutra UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15813

Resumo

O conhecimento de uma língua estrangeira já vem sendo apontado há anos como não apenas um direito, mas uma necessidade de alunos em todo o país. No entanto, o mero conhecimento linguístico não é suficiente para preparar os alunos para uma visão intercultural que os leve a conhecer diferentes culturas e relacioná-las com a sua própria. Neste caso é necessário que haja um ensino específico dessa competência. Este conhecimento não é inerente ao ensino de língua, sendo necessário que professores intencionalmente ajudem seus alunos a relacionar sua cultura com outras e a ter empatia com diferentes pontos de vista. Essa ideia é corroborada por vários autores. Este estudo tem como foco a presença de duas ETAs (English Teaching Assistants) em salas de aula do curso de Letras de uma universidade federal da região sudeste. Como objetivos principais deste estudo temos verificar a expectativa de alunos e professores em relação à presença de um professor nativo em sala e investigar até que ponto eles acreditam que o ensino intercultural deve fazer parte do ensino de língua. Os resultados indicam que os envolvidos acreditam que o desenvolvimento da competência intercultural é uma das principais contribuições da presença de professores de uma diferente nacionalidade em sala.

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Publicado

04-07-2019

Como Citar

DUTRA, A. F. O desenvolvimento da competência intercultural de alunos de Letras por meio do contato com assistentes de ensino americanas. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 222–235, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15813. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15813. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos