Letramentos acadêmicos na educação básica: perspectivas, pesquisas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15914

Resumo

Os estudos de letramentos acadêmicos se desenvolveram no contexto do ensino superior, principalmente devido às dificuldades de leitura e escrita dos estudantes que chegam à universidade. Este artigo tem o objetivo de discutir os letramentos acadêmicos na educação básica, descrevendo trajetórias e apontando para possibilidades de desenvolvimento do campo. Assim, são trazidas as perspectivas de alguns autores a respeito das práticas de letramento acadêmico no contexto da escola. Depois são apresentados estudos realizados em países da América do Norte e da Europa, que demonstram um campo de estudos bem estabelecido, ao passo que, ao relatar os estudos realizados no Brasil, percebe-se a incipiência do campo. Por fim, são apontadas algumas possibilidades de investigação para desenvolver os estudos de letramentos acadêmicos na educação básica, com destaque para a iniciação científica na escola e para as feiras de ciência.

Palavras-chave: Letramentos Acadêmicos; Educação Básica.

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Biografia do Autor

Jonathan Zotti da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando em Letras pela mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas (RS).

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Publicado

07-03-2019

Como Citar

SILVA, J. Z. da. Letramentos acadêmicos na educação básica: perspectivas, pesquisas e possibilidades. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 20–31, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15914. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15914. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos