Letramentos acadêmicos na educação básica: perspectivas, pesquisas e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15914

Resumo

Os estudos de letramentos acadêmicos se desenvolveram no contexto do ensino superior, principalmente devido às dificuldades de leitura e escrita dos estudantes que chegam à universidade. Este artigo tem o objetivo de discutir os letramentos acadêmicos na educação básica, descrevendo trajetórias e apontando para possibilidades de desenvolvimento do campo. Assim, são trazidas as perspectivas de alguns autores a respeito das práticas de letramento acadêmico no contexto da escola. Depois são apresentados estudos realizados em países da América do Norte e da Europa, que demonstram um campo de estudos bem estabelecido, ao passo que, ao relatar os estudos realizados no Brasil, percebe-se a incipiência do campo. Por fim, são apontadas algumas possibilidades de investigação para desenvolver os estudos de letramentos acadêmicos na educação básica, com destaque para a iniciação científica na escola e para as feiras de ciência.

Palavras-chave: Letramentos Acadêmicos; Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Zotti da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando em Letras pela mesma instituição. Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas (RS).

Downloads

Publicado

07-03-2019

Como Citar

SILVA, J. Z. da. Letramentos acadêmicos na educação básica: perspectivas, pesquisas e possibilidades. Revista do GELNE, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 20–31, 2019. DOI: 10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15914. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/15914. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos