Letramentos acadêmicos na educação básica: perspectivas, pesquisas e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID15914Resumen
Os estudos de letramentos acadêmicos se desenvolveram no contexto do ensino superior, principalmente devido às dificuldades de leitura e escrita dos estudantes que chegam à universidade. Este artigo tem o objetivo de discutir os letramentos acadêmicos na educação básica, descrevendo trajetórias e apontando para possibilidades de desenvolvimento do campo. Assim, são trazidas as perspectivas de alguns autores a respeito das práticas de letramento acadêmico no contexto da escola. Depois são apresentados estudos realizados em países da América do Norte e da Europa, que demonstram um campo de estudos bem estabelecido, ao passo que, ao relatar os estudos realizados no Brasil, percebe-se a incipiência do campo. Por fim, são apontadas algumas possibilidades de investigação para desenvolver os estudos de letramentos acadêmicos na educação básica, com destaque para a iniciação científica na escola e para as feiras de ciência.
Palavras-chave: Letramentos Acadêmicos; Educação Básica.
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