Coesão textual e leitura em ambiente virtual: a referenciação em post e comentários de um blog
DOI:
https://doi.org/10.21680/1517-7874.2019v21n1ID16099Resumo
Vivemos na sociedade da informação, envoltos no boom da comunicação digital, contexto no qual a leitura tem-se incrementado, embora com novas feições. O processo leitor, visto como atividade cognitiva e social, envolve diversos conhecimentos, procedimentos e situações, em constante enriquecimento devido às nossas novas experiências. Neste artigo, seguindo a Linguística Textual, propomos a discussão sobre como os aspectos coesivos, em especial da referenciação, se apresentam nos gêneros textuais do par post/comentário em um blog em língua espanhola para professores. Considerando o meio digital e suas especificidades, incluímos na reflexão a questão da coesão hipertextual. Procuramos refletir, também, sobre as relações entre as construções coesivas e o processo leitor. Concluímos, com base nos exemplos analisados, que a referenciação intratextual apresenta-se, nesses gêneros, apesar de seu suporte virtual, de forma semelhante àquela observável em outros textos de meio impresso na língua espanhola. No entanto, o caráter interativo dos posts e comentários e a natureza hipertextual da constituição dos textos digitais favorecem enlaces que ultrapassam limites mais restritos e imediatos de cada texto, por meio de coesões inter e hipertextuais. Embora não tenhamos o objetivo de generalizar os processos referenciais nesses gêneros textuais, oferecemos uma descrição de possibilidades e destacamos sua relevância para a construção de sentidos durante o processo leitor. Enfatizamos, em especial, suas implicações quando se trata de compor “textos finais” que extrapolam limites convencionais da noção de texto, aspecto típico da leitura virtual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.